Indígenas de Dourados afirmam que quatro fazendas podem ser invadidas (veja vídeo)

Lideranças dizem que governo federal precisa corrigir um erro histórico e devolver as terras pertencentes aos indígenas

  • Alexandre Duarte

Caso a Polícia Federal e a tropa de choque da Polícia Militar tentem novamente retirar os índios que ocupam a fazenda Buriti, em Sidrolândia, as etnias de Dourados irão imediatamente se reunir e invadir quatro fazendas que estão nas imediações das aldeias. A afirmação foi da liderança indígena Leomar Mariano, em entrevista à 94FM.

“Temos o direito de ter onde morar, onde viver. E isso foi tirado de nós quando o Brasil foi descoberto. Hoje não queremos o país inteiro, queremos apenas um pedaço de terra para que possamos plantar e criar nossas famílias. Precisamos que o governo amplie a nossa área”, disse a liderança.

Leomar afirma também que está em contato direto com os indígenas de Sidrolândia, e a qualquer instante, dependendo do que ocorra por lá, as etnias de Dourados irão se unir para iniciar uma série de invasões em propriedades rurais. “Ao contrário do que a maioria pensa, o índio é um povo que gosta de viver em paz. Esperamos que através deste manifesto o governo se sensibilize e amplie nossa área. Só vamos usar a força caso a gente não seja ouvido”, complementou.

Já Vilmar Martins, outra liderança de Dourados, ressaltou que a área destinada aos índios no município é pequena em relação ao tamanho da população. Segundo ele são apenas 3.471 hectares para aproximadamente 14 mil pessoas.

Martins diz ainda que é justo que o governo federal pague os produtores rurais pelas benfeitorias que fizeram na área. Na visão dele, está é uma forma de corrigir o erro histórico do passado de ter escriturado as propriedades em nome dos ruralistas.

Veja o vídeo: