IPTU, IPVA, ICMS: impostos renderam mais de R$ 180 milhões para Dourados

Apesar da arrecadação superior a R$ 600 milhões em 2017, administração municipal tem déficit de R$ 31 milhões com empenhos a pagar

Arrecadação municipal passa de R$ 600 milhões, mas empenhos a pagar superar esse valor em R$ 31 milhões (Foto: Franz Mendes)
Arrecadação municipal passa de R$ 600 milhões, mas empenhos a pagar superar esse valor em R$ 31 milhões (Foto: Franz Mendes)

IPVA (Imposto Sobre a Propriedade de Veículos Automotores), IPTU (Imposto Predial e Territorial Urbano) e ICMS (Imposto Sobre Circulação de Mercadorias e Serviços). Somente esses três impostos já renderam mais de R$ 180 milhões ao município de Dourados de janeiro até esta terça-feira, dia 7 de novembro.

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Os valores informados no Portal da Transparência indicam que somente o ITPU, este ano cobrado pela primeira vez nos distritos, possibilitou arrecadação de R$ 53.506.428,36 à administração municipal. Outros R$ 358.856,96 correspondem à multas e juros de mora do imposto.

Cobrado pelo Governo de Mato Grosso do Sul, que divulgou ter arrecadado até agora R$ 519.108.885,31, o IPVA tem cotas divididas entre os municípios do Estado. Para Dourados, o valor repassado chega a R$ 28.295.825,75.

Também estadual, o ICMS rendeu para o município douradense R$ 99.248.706,46. Maior montante entre as fontes de receitas municipais, essa é a cota enviada pelo Estado, que arrecadou R$ 6.279.930.418,13.

Alterado por determinação da prefeita Délia Razuk (PR) este ano, o (Imposto Sobre Serviços de Qualquer Natureza), que a partir de 2018 passará a ser cobrado de um maior rol de prestadores de serviços douradenses, em 11 meses de 2017 rendeu aos cofres públicos municipais R$ 45.778.502,50.

Repassada pelo Governo Federal, a cota-parte do FPM (Fundo de Participação dos Municípios) relativa a Dourados este ano atingiu R$ 56.843.727,15.

Até agora, a arrecadação municipal já chega a R$ 626.753.935,67. Contudo, ainda de acordo com o Portal da Transparência do município, as despesas totais até agora somam R$ 520.851.839,49. Embora este seja o valor pago, constam como empenhos a pagar (de serviços contratados pela administração municipal) R$ 657.977.042,75. Isso significa que há um déficit de R$ 31.223.107,08 nas contas públicas municipais atualmente.

Comentários
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  • Juscelino

    Juscelino

    Muito bem, com esses valores aí citado na reportagem, porque a cidade está cheia de buracos? A final de contas pagamos impostos pra isso né, pra ver melhoria dentro da cidade...

  • toninho

    toninho

    Sabemos que existe muita compentencia do poder publico em arrecadar, mas cade o retorno ao cidadao que paga esses impostos. cade o dinheiro do povo, cade melhorias. cade ??????cade??????.cade??????. Onde vai parar nosso dinheiro.

  • Leandro

    Leandro

    Porque então atrasar salários?

  • Luiz Carlos

    Luiz Carlos

    Com todos esses números de valores ai citados e a cidades de Dourados continua nos buracos e remendos mal feito. Quando que a prefeitura vai tomar uma decisão e arrumar a cidade, porque nos motoristas e motociclistas não aguentamos mais arrumar os nossos meio de transportes por contas dos buracos e remendos mal feito que estraga os carros e motos. Precisa recapear a cidade inteira por deixou estragar muito.