Laudo aponta que brincadeira em escola não foi a causa da morte de criança em Dourados

Documento consta a morte por embolia pulmonar por uma trombose na perna devido à causas naturais

Laudo aponta que brincadeira em escola não foi a causa da morte de criança em Dourados

O laudo que diria se brincadeira em escola foi, ou não, responsável pela morte de Djonata Novaes da Silva, de 8 anos, já foi encaminhado a delegacia de Dourados. Foi atestado que o falecimento não teve relação com qualquer acontecimento dentro da instituição.

> Mãe afirma que filho morreu por causa de brincadeira em escola municipal

>“Ele é apenas uma criança”, diz mãe de suposto agressor do menino Djonata da Silva

No documento consta a morte por embolia pulmonar por uma trombose na perna devido à causas naturais. Segundo declaração do delegado Edmar Batistela, do 2º Distrito Policial, não ficou constatada nenhuma agressão ou outra evidência que possa relacionar um fato ocorrido na escola com a fatalidade.

O caso

Estudante da Escola Municipal Etalivio Penzo, no Parque das Nações II, Djonata Novaes da Silva, de 8 anos, faleceu no Hospital da Vida no dia 10 de maio, de embolia pulmonar e trombose nas pernas, conforme o atestado de óbito.

Segundo a mãe, Valdirene Novaes de Almeida, o menino chegou em casa depois da aula no dia 6, dizendo que estava cansado e reclamando de dores na perna. "Deixei meu filho alegre e contente na escola e voltei com uma criança triste".

Ao perguntar se aconteceu alguma coisa na escola, a criança teria dito que colegas teriam amarrado suas pernas e o arrastado pela quadra de areia. "Na madrugada ele acordou falando que doía muito, perguntei se tinha como esperar amanhecer para irmos ao posto de saúde e ele disse que sim, na quarta de manhã levei, ele foi medicado e liberado", explicou Valdirene.

A mãe contou à reportagem da 94FM que a dor não melhorou, foi então que ela retornou com o filho ao posto de saúde e recebeu o encaminhamento para o Hospital da Vida. "No hospital fizeram um raio X, medicaram, enfaixaram a perna dele e liberaram novamente", complemantou. Ela contou ainda que até este momento nenhum médico levantou a hipótese de uma trombose.

No dia 9, como a criança não havia apresentado melhor, a família o levou até o PAM (Pronto Atendimento Médico), onde a criança recebeu uma injeção de dipirona e retornou para casa. "Na sexta a dor sumiu e ele disse que a perna começou a formigar, dizia que não sentia ela. No sábado de manha ele estava mal, percebi que a perna e a barriga dele estavam roxas, corremos para o Hospital da Vida, mas ele não resistiu. O médico tentou reanimar mas não teve sucesso", explicou Valdirene emocionada.

Comentários
Os comentários ofensivos, obscenos, que vão contra a lei ou que não contenha identificação não serão publicados.
  • jociely

    jociely

    Eu acho uma vergonha esses madicos nao fazem nada .você chega no hospital com dor de cabeça ele passa dipirona e manda enbora .agente nao sabe se e mesmo ....bom nao tenho mas o qu. Fala.

  • Solange

    Solange

    As vezes no auge da dor as pessoas procuram um culpado p/ justificar uma perda como essa do garotinho Djonata, nesse caso estava claro que essa brincadeira não tinha nada a ver com essa morte, mas acho que a negligência no atendimento foi fatal p/ a perda do Djonata Novaes, é lamentável que isso ocorra, meus sinceros sentimentos a família. No dia 14/06 minha filha de 3 anos estava sentindo fortes dores na barriga, a noite por volta das 20:30h fui no Hospital da Vida, ela já estava com febre e dores, no atendimento a febre nem foi medida achei que fosse por falta de termômetro, pensei que o médico fosse pedir uma Ultrassom de abdome mas não pediu nada, somente receitou medicamentos sai de lá decepcionada pois meu coração falava que não era cólicas como ele tinha dito, minha filha ficou a noite inteira com dores eu acordada do lado dela, daí me lembrei desse caso do Djonata, no outro dia Domingo 15/06 minha pequena estava com muitas dores mas eu estava medicando com os remédios receitados pelo Médico, por volta das 11:00h resolvi levar ela no PAM, chegando lá o pediatra ia atender somente as pessoas que já estavam lá, pediram p/ ir ao HV, liguei lá me disseram que a pediatra tinha acabado de ir embora e a tarde não ia ter pediatra, daí me desesperei e lembrei novamente do caso Djonata e pensei que por negligência e falta de médicos minha filha poderia morrer comecei a fazer orações pois não podia fazer mais nada, voltei p/ casa mediquei liguei no PAM e me disseram que ia chegar um pediatra, voltei imediatamente no PAM chegando lá disseram que o pediatra não viria mas que outro médico iria atender, pedi a Deus que iluminasse esse médico p/ descobrir oque minha pequena tinha. Era um médico jovem e muito simpático disse que talvez ela pudesse ter Refluxo Gástrico receitou antibióticos e pediu exames, teve uma melhora no quadro mas ainda reclama de dores, eu acho que vou aguardar mais ou menos um ano p/ fazer o exame pedido pelo médico. È muito lamentável tudo isso pois pessoas que dependem de saúde pública estão morrendo por negligência nos atendimentos.

  • Luciana Melo

    Luciana Melo

    quem diz que a culpa é da escola deveria pensar melhor e rever o que fala,ou nao tem nenhum, conhecimento de causa,porque essa criança poderia sim estar com esse problema de tromboze ,e os pais nem ter percebido,alhias,os pais nem se quer conhece seus filhos e deixa tudo por conta da escola,para detectar todos os tipos de problemas que essas crianças trazem de casa.quando ao a criança foi atendida pelo medico que a enfaixou a perna criança,enfaixou porque??? esta por acaso quebrada,quem garante se nao enfaixaram com força,e deu má circulaçao do sangue o que causou a lesao e chegou a tromboze,sao misterio que fica no ar,agora querer por a culpa na escola é facil né,afinal alguem tem que ser culpado.

  • Aparecida

    Aparecida

    Olha até onde eu entendo, Embolia pulmonar é sim problemas de varizes de circulação é pode ser causada em qualquer pessoa, criança, jovens e adultos, ele deveria ter essa deficiência, e o quadro dela veio a agravar com umas brincadeiras que é sem graça tudo bem, mas que criança não brinca assim??, e agravou infelizmente, mas com exames mais detalhados poderiam ter descoberto antes não é??, a saúde infelizmente deixa a desejar e muitooo em nossa cidade, ainda mais no publico, Deus me livre, agora dizer q a professora tinha conscienciosa desse problema do aluno?? Aí e demais, eu acho que quem mais conhece os nossos filhos somos nós mesmos, foi uma fatalidade, muito triste, só Deus mesmo p conforta a familia.

  • Adriana

    Adriana

    Com certeza foi negligência da escola e do hospital! tanto alguns professores não c importam com seus alunos,quanto alguns médicos com seu paciente! educação vem d casa sim,mas o professor foi c formou p educar tbm e ensinar e o médico p curar! senão estão satisfeitos com suas profissões dão lugar para quem merece,q tem amor no q escolheu!

  • juan

    juan

    Somos seres humanos e estamos sujeito a qualquer tipo de problema,mesmo estando ótimos, agora se o menino tavá com este problema e agora querem culpar a escola e a prefeitura isto já é sensacionalismo demais

  • JEAN

    JEAN

    EMBOLIA PULMONAR ORIGINADA POR CAUSA NATURAIS? EM UMA CRIANÇA SAUDÁVEL DE OITO ANOS? O que é Embolia pulmonar?Sinônimos: Tromboembolismo pulmonarUma embolia pulmonar é um bloqueio de uma artéria nos pulmões por gordura, ar, coágulo de sangue ou células cancerosas.CausasUma embolia pulmonar é mais frequentemente causada por um coágulo de sangue em uma veia, especialmente veia da perna ou pélvis (área dos quadris). A causa mais comum é um coágulo de sangue em uma das veias profundas da coxa. Esse tipo de coágulo é chamado trombose venosa profunda (TVP). O TVP se solta e se desloca para os pulmões.Causas menos comuns incluem bolhas de ar, gotículas de gordura, líquido amniótico ou grupos de parasitas ou células cancerosas, todos os quais podem levar a uma embolia pulmonar.Os fatores de risco para uma embolia pulmonar incluem:QueimadurasCâncerPartoHistórico familiar de coágulos de sangueFraturas dos quadris ou do fêmurAtaque cardíacoCirurgia do coraçãoRepouso absoluto por longo tempo ou permanência em uma posição por muito tempo, como em uma longa viagem de avião ou automóvelLesão graveDerrameCirurgia (especialmente cirurgia ortopédica ou neurológica)Uso de pílulas anticoncepcionais ou terapia de estrogênioESSA DESSA CRIANÇA, COM CERTEZA FOI CAUSADA POR UMA LESÃO... QUEREM ENGANAR QUEM? TIRAR A RESPONSABILIDADE DA ESCOLA, E CONSEQUENTEMENTE DA PREFEITURA? FAÇA ME O FAVOR NÉ? SE O SENHOR DELEGADO ACATAR A ESSE LAUDO, ESTARÁ CONCORDANDO COM UMA SENILIDADE TREMENDA..

  • rosangela

    rosangela

    A professora é responsável pq? É bem conversa de quem nunca entrou em sala de aula e teve q ensinar e educar pois nem todos vem educados de casa, conversar de quem não conhece o sistema da escola e muito menos os filhos q tem, acidentes acontecem e ninguém tá livre disso, se existe culpado é a saúde precária q nos temos q em várias idas ao posto não conseguiram perceber o que ele tinha!

  • sandra

    sandra

    concordo com a fernanda estão tentando proteger alguém pois as escola de dourados são negligentes pois meu filho ja foi agredido por uma professora e a unica punição dela foi afastamento por 15 dias e argumentarão que eu não adiantava fazer nada pois ela era concursada e não ia dar em nada estas palavras foram da diretora da escola

  • Justiceiro

    Justiceiro

    E o cumulo da idiotice mesmo a justiça em Dourados.Onde ja se viu Embolia em uma criança saudavel por causa naturais.Estão se aproveitando que os familiares da vitimas são pessoas simples e não vão tocar pra frente o processo. Isso teria de chegar se necessário ate o STF.Tão querendo proteger alguém ai ou a gestão da Sec. Educação so pode.Ja que eu não condeno as crianças envolvidas na brincadeira e sim a escola e seus gestores pela negligencia absurda.Se fosse um filho meu um resultado como este iria ter de abrir mais covas para esses covardes e estúpidos que deveria volta a estudar melhor.Indignado!!!

  • THAIS

    THAIS

    CONCORDO PLENAMENTE COM A FERNANDA!

  • Vanessa

    Vanessa

    so para deixa bem claro, que em nenhum momento a minha família ameaçou a criança que havia feito a ação, pq eu sou a irmã dele, quem o acusou foi a própria população, então ninguém coloque palavras nas bocas de meus familiares, e sãao muiiittto inocentes quem acredita nesse laudo, pq uma criança saudável não morre de embolia e trombose assim derrepente. e é clarooo que o estado quer defender o Medico incompetente e negligente que atendeu meu irmão pq vai afetar o Estado tbm, e em relação a Escola, o aluno não teve culpa nenhuma, culpa teve a professora irresponsável que deixou as crianças sozinhas para buscar uma blusa como diz ela, que por fim no dia nem frio estava.. Todos tinham que entende que nós da familia do Garoto (meu irmão) não estamos procurando culpados, mas sim uma justiça certa e punir os responsáveis para evitar que outros casos de irresponsabilidade e negligencia aconteça, seja na minha família ou na família de qualquer outra pessoa, pois mês passado foi meu irmão, mas mês que vem pode ser o seu filho, irmão ou qualquer outro familiar.

  • Angela

    Angela

    E como fica o caso da criança que estava sendo ameaçada por parte dos familiares, o colega não podia se quer ir a escola porque estava sendo acusado de ter matado o coleguinha, como fica o trauma dessa criança?

  • fernanda

    fernanda

    eu nao sabia que agora morrer por embolia pulmonar e trombose nas pernas e causas naturais a gente conta outra ne por favor ne seu delegado isso nao se chama por acaso neglingencia medica por mau atendimento em

  • fernanda

    fernanda

    eu acho inpossivel nao ter avido nem uma ligaçao com o fato que aconteceu na escola pois uma criança que era saudavel chega da escola reclamando de dores nas pernas e relata o que aconteceu para a mae e depois de tres dias vem a obito tem que ser melhor envestigado estao querendo passar a mao na cabeça de quem dos medicos ou da neglingencia da escola em ?????????