Licenciamento vencido motiva apreensão de 22 veículos em bairro de Dourados

Operação realizada na segunda-feira envolveu equipes da Polícia Militar, da Guarda Municipal e da Agetran

Carros e motocicletas foram apreendidos por irregularidades nas documentações, segundo a polícia (Foto: Divulgação/PM)
Carros e motocicletas foram apreendidos por irregularidades nas documentações, segundo a polícia (Foto: Divulgação/PM)

Ação conjunta realizada na região do Jardim Água Boa por equipes do 3º BPM (Batalhão de Polícia Militar), da Guarda Municipal e da Agetran (Agência Municipal de Transportes e Trânsito) de Dourados resultou na apreensão de 22 veículos na segunda-feira (11). Segundo os militares, o principal motivo foi a constatação de CRLV (Certificado de Registro e Licenciamento de Veículo) vencido.

De acordo com a Assessoria de Comunicação Social do 3º BPM, a operação alcançou esse resultado em apenas três horas. Das 14h às 17h, a blitz abordou mais de 500 veículos. Por irregularidades nas documentações, foram apreendidas 15 motocicletas e setes veículos de quatro rodas.

"Foram confeccionados ainda mais 40 notificações por diversas infrações de trânsito, como dirigir fazendo o uso de celular e por não utilizar o cinto de segurança", detalhou a corporação, ao anunciar que "as ações devem ser continuadas nos próximos dias".

BADERNA NO CENTRO

Ainda de acordo com a PM, "durante as abordagens, os órgãos envolvidos na operação visavam levar uma maior sensação de segurança para aquela área", considerando que "com a saturação policial promovida pela ação dos agentes que participaram da operação gera prevenção, além de tirar de circulação veículos que transitam de forma irregular".

Motos foram apreendidas no domingo em ação contra baderna no centro de Dourados (Foto: Divulgação/PM)
Motos foram apreendidas no domingo em ação contra baderna no centro de Dourados (Foto: Divulgação/PM)
Na madrugada de domingo (10), durante ação semelhante, a Polícia Militar já havia apreendido 12 motocicletas e cinco carros. Esse foi o resultado de uma operação desencadeada para combater badernas na área central de Dourados, onde costuma haver aglomerações de pessoas. Naquela ocasião, os militares lavraram 50 notificações por infrações de trânsito e duas pessoas foram presas por direção perigosa e resistência à prisão. Outra foi levada à delegacia por já ter mandado em aberto.

FISCALIZAÇÃO DE TRÂNSITO

No dia 5 de julho, ao comunicar o arquivamento de um procedimento preparatório instaurado para apurar eventual ilegalidade na fiscalização de trânsito exercida pela Guarda Municipal de Dourados, o promotor Ricardo Rotunno, em atuação pela 16ª Promotoria de Justiça da Comarca, confirmou a autoridade da corporação para atuar nesse setor, inclusive com aval do STF (Supremo Tribunal Federal).

MPE reconheceu poder da Guarda Municipal para atuar na fiscalização de trânsito (Foto: Arquivo/Prefeitura de Dourados)
MPE reconheceu poder da Guarda Municipal para atuar na fiscalização de trânsito (Foto: Arquivo/Prefeitura de Dourados)

Além de mencionar julgado pelo STF que considera "constitucional a atribuição às guardas municipais do exercício do poder de polícia de trânsito, inclusive para imposição de sanções administrativas legalmente previstas", o MPE citou também legislações que versam sobre o Estatuto Geral das Guardas Municipais (Lei 13.022 de 08/08/2014) e sobre o Regime Jurídico e o Plano de Cargos, Carreiras e Remuneração dos Servidores da Guarda Municipal de Dourados (Lei Complementar Municipal nº 121 de 31/12/2007) para justificar o poder de atuação da GMD nas fiscalizações de trânsito.

Na ocasião, o promotor destacou o Convênio número 24.526/2015/DETRAN/MS, firmado entre a Prefeitura de Dourados e o Departamento Estadual de Trânsito de Mato Grosso do Sul  para possibilitar "aos agentes municipais devidamente credenciados na forma da Lei a realização de fiscalização e operação de trânsito, aplicação de medidas administrativas e atuação das competências estadual ou municipal nas vias públicas do Município de Dourados, planejando e executando as diretrizes estabelecidas em conjunto com a Polícia Militar para policiamento ostensivo de trânsito".

Comentários
Os comentários ofensivos, obscenos, que vão contra a lei ou que não contenha identificação não serão publicados.
  • alex

    alex

    tem dinheiro pra toma cachaca todo fim de semana, pra colocar som de mais de mil reias masn nao tem pra pagar documento... da licença

  • Antônio

    Antônio

    Não sou contra essas ações desde que a cidade esteja em perfeitas condições, está um lixo, aliás o nome da cidade tinha que ser Buracos MS, uma vergonha essa prefeita, aí fica mandando esses malas da agetran que se acha a polícia federal mete multas.

  • Paulo Luiz Machado

    Paulo Luiz Machado

    Muito bem colocado minha amiga. Ao invés de ficar amontoando esses veículos , no Detran porquê não abaixa o valor dos licenciamentos dos veículos.

  • Celia Regina Pereira Dos Reis

    Celia Regina Pereira Dos Reis

    Pq ao invés deles apreender os veículos para amontoar lá no Detran ,não fazem um descontos para que muitos possam ficar em dia e pagar o documento.