Mais de 400 pacientes esperam por aparelhos auditivos em Dourados

  • Estado Notícias
Mais de 400 pacientes esperam por aparelhos auditivos em Dourados

Em Dourados, pelo menos 400 pacientes esperam por aparelhos auditivos que deveriam ser entregues gratuitamente pela rede pública de Saúde. Destes, a maioria são idosos que, em alguns casos, aguardam há mais de dois anos pelo dispositivo.

 

Coordenadora da Uniaud, Simone Monreal demonstra preocupação com o número reduzido na compra de aparelhos auditivos 

 

A entrega é feita através da Uniaud (Unidade Auditiva de Dourados), responsável pelo atendimento de pessoas com deficiência auditiva de 19 municípios adjacentes. No local há uma equipe de profissionais composta por seis fonoaudiólogos, dois otorrinolaringologistas e um psicólogo.

De acordo a fonoaudióloga e coordenadora da unidade, Simone Monreal Sanchez, o valor repassado pela Prefeitura de Dourados é insuficiente para atender a demanda de pacientes cadastrados. Ela explica que somente 11% dos pacientes são atendidos mensalmente com as próteses auditivas tendo em vista o teto permitido pela portaria do Ministério da Saúde. “Existe uma demanda reprimida no nosso atendimento, visto que os pacientes encaminhados pela Secretária Municipal de Saúde só vem aumentando”, justificou.

O valor repassado mensalmente à unidade e de R$ 79.660,000, valor este que gera um déficit de 89% na compra de aparelhos auditivos. “Hoje a lista de espera pelas próteses chega a 400 pacientes e com estes valores a tendência é que a fila só aumente, como já vem acontecendo”, afirmou a coordenadora, alegando ainda que alertou o secretário municipal de Saúde em abril do ano passado.

A reportagem conversou com a paciente Maria de Souza Oliveira, que espera pelo aparelho auditivo há um ano e meio. Ela relatou que conseguiu o primeiro dispositivo no ano de 2009 e mesmo com manutenção é necessária à substituição. “Procurei a Uniaud e eles me disseram que eu teria que esperar pelo novo aparelho, só que já se passaram quase dois anos e até agora nada de chegar”, disse.

O contrato entre o município e a Uniaud tem vencimento no mês de julho e, caso a Prefeitura de Dourados não renove o convênio com a unidade pelo menos 120 deficientes auditivos consultados mensalmente pela unidade poderão ficar sem atendimento no próximo semestre.

Comentários
Os comentários ofensivos, obscenos, que vão contra a lei ou que não contenha identificação não serão publicados.