Marçal defende parceria para construção de viaduto no Guaicurus

Prefeitura precisa liderar projeto de construção de viaduto, diz Marçal (Foto: Thiago Morais)
Prefeitura precisa liderar projeto de construção de viaduto, diz Marçal (Foto: Thiago Morais)

O vereador Marçal Filho (PSDB) defende a criação de parceria para a construção de viaduto ou túnel no prolongamento da Rua Coronel Ponciano com a BR-163, no jardim Guaicurus. O trânsito na região tem se tornado cada vez mais caótico e tende a se agravar com a expansão imobiliária.

No ano passado o vereador havia solicitado estudo técnico de viabilidade para construção de túnel ou viaduto no local, mas até agora a prefeitura não manifestou interesse. "Não é preciso que ocorram tragédias para só depois iniciar uma discussão sobre o assunto. A prefeitura tem o dever de tomar a iniciativa da obra", diz Marçal Filho.

Por se tratar de uma via que após cruzar a rodovia federal (BR-163) passa a se transformar em uma rodovia estadual (MS-156), é preciso que seja realizado um estudo entre os três governos - municipal, estadual e federal. No entanto, cabe a administração municipal a responsabilidade de criar um projeto técnico para aquela região.

Marçal chamou a atenção para a necessidade de parceria, tanto com os governos federal, por meio da empresa CCR MS Via, que tem a concessão da BR-163, do Governo do Estado, e da iniciativa privada.

O vereador exemplificou o caso da cidade de Maracaju, onde a prefeitura fez parceria com duas empresas privadas para construir o viaduto Auro Corrêa Lima, na BR-267, ligando a avenida Mário Corrêa, no Bairro San Raphael, aos novos bairros da região do Alto Maracaju. A obra, em andamento, está orçada em R$ 7 milhões.

"Num momento de crise é preciso ter criatividade e iniciativa para administrar o município", diz Marçal, que não vê prioridade da prefeitura de Dourados nem nas duas principais áreas, saúde e educação. Faltam médicos e medicamentos em toda a rede pública e as escolas recentemente começaram a suprir a falta de professores, depois de quase dois meses de início de aulas.

Semana passada a prefeitura anunciou que será construída uma marginal de 150 metros paralela a rua Coronel Ponciano, em frente ao atacadista Assaí, para desafogar o trânsito. A obra será executada entre o supermercado e a prefeitura. "Essa rua é uma das entradas do município e precisa de atenção especial. É necessário que se crie uma política de desenvolvimento urbano", explicou Marçal.

Congestionamento em horário de pico e o risco de acidentes revelam a necessidade de se pensar em alternativas para dar fluidez ao trânsito naquela região. A situação ficará mais crítica porque na semana passada foi inaugurado o residencial Ildefonso Pedroso, com 512 apartamentos. Vários bairros estão separados pela BR-163, como Guaicurus, Dioclécio Artuzi, Harrison de Figueiredo, Vival dos Ipês, Esplanada, Dubai, Green Ville, entre tantos outros, em diferentes pontos da BR-163.


Comentários
Os comentários ofensivos, obscenos, que vão contra a lei ou que não contenha identificação não serão publicados.
  • DRD

    DRD

    A prefeitura não vê que a cidade está crescendo e a BR163 está ficando no meio do perímetro urbano...

  • Jotta

    Jotta

    As coisas precisam acontecer com mais rapidez em Dourados e serviço de qualidade, para não trazer transtornos.

  • ALINE

    ALINE

    Boa tarde MArçal,agiliza para nós também um viaduto que moramos lá do lado do campo dourado,também temos muito transtorno para atravessar por lá!!! Ajuda nós!!

  • Rodrigo

    Rodrigo

    É Marçal Filho, você não quis estar a frente na prefeitura da nossa cidade neh... daí não teríamos esses problemas... vc resolveria

  • Ramona

    Ramona

    ?muito bem Marçal,parece que vc é o único vereador que percebe o risco que corre quem mora nessa região após o trevo da dof.Deus abençoe seus projetos e continue lutando por essa causa,que é super urgente, quem sabe essa "prefeita"acorde antes de acontecer mais acidentes fatais por aqui

  • Eduardo

    Eduardo

    Realmente Dourados precisa de um viaduto nessa região, além de uma duplicação da pista entre o trevo e o Vival dos Ypês.
    O espaço existe, só falta a prefeitura executar a obra.
    Beneficio para a própria cidade.