Marçal terá audiência no MEC para tirar os cursos do IFD do papel

Deputado se reúne essa semana com secretário de Educação Profissional e Tecnológica do Ministério da Educação para discutir os cursos do Prona

O deputado federal Marçal Filho (PMDB) se reúne essa semana com o secretário de Educação Profissional e Tecno-lógica do Ministério da Educação (MEC), Marco Antônio de Oliveira, para discutir meios de fazer com que a Prefeitura de Dourados viabilize espaço para os cursos técnicos e profissionalizantes que foram viabilizados junto ao Instituto Federal de Mato Grosso do Sul (IFMS) por intermédio do Programa Nacional de Acesso ao Ensino Técnico (Pronatec). "Conse-guimos assegurar a construção do Instituto Federal de Dourados (IFD), que vai gerir a Escola Técnica Federal, e as obras já foram iniciadas, mas precisamos de espaço físico para abrigar os cursos que estão disponíveis para nossos jovens", ob-serva Marçal Filho.

De acordo com o deputado, a oferta dos cursos em outros espaços físicos, enquanto a Escola Técnica Federal não fica pronta, é estratégica para que Dourados não fique fora do Plano de Expansão do Ensino Técnico Profissionalizante do Governo Federal. "Na condição de presidente da Frente Parlamentar de Apoio ao Ensino Técnico, busquei entendimento com o IFMS e com o MEC para garantir, de imediato, a oferta de curso técnico aos agentes comunitários de saúde ainda em 2013, mas até agora o curso não teve início", lamenta Marçal Filho. O reitor da Universidade Estadual de Mato Grosso do Sul (Uems), Fábio Edir dos Santos Costa, se prontificou em viabilizar o espaço físico para um dos cursos caso a prefei-tura de Dourados não o fizesse, mas até agora o prefeito não respondeu oficialmente ao pedido.

Marçal Filho explica que essa demora inviabilizou, num primeiro momento, a oferta do curso técnico para os agentes comunitário de saúde. "Agora, com a intervenção direta que faremos essa semana junto ao Ministério da Educação, acre-ditamos que esse impasse irá se resolver, uma vez que outros cursos técnicos de grande procura estão sendo priorizados pelo governo federal e Dourados não pode ficar de fora desse processo", argumenta. "Na última audiência que mantive com a ministra-chefe da Casa Civil, Gleise Hoffmann, recebi a garantia que o Governo Federal pretende oferecer os cur-sos do IFD já no segundo semestre de 2013", comemora Marçal.

Para tirar os cursos do Instututo Federal de Dourados do papel, o deputado e o reitor do IFMS, Marcus Aurélius Stier Serpa, vêm buscando entendimentos com a administração municipal para a disponibilização de espaço físico para o Prona-tec, uma vez que a construção da Escola Técnica Federal, que foi iniciada este ano, só deve ser concluída em 2014. "Esse processo é importante para efetivar logo os cursos técnicos, a exemplo do que foi feito em Ponta Porã onde os estudantes, graças a parceria com a Uems, começaram a frequentar as aulas dois anos antes da construção da Escola Técnica Fede-ral, que foi erguida às margens da BR-463, no Distrito de Sanga Puitã", comenta Marçal Filho. "Se eles tiraram os cursos técnicos do papel lá, por que não podemos fazer o mesmo aqui?", questiona.

A Escola Técnica Federal de Dourados é uma conquista importante do mandato do deputado Marçal Filho, já que a se-gunda maior cidade de Mato Grosso do Sul havia ficado de fora das duas primeiras fases do Plano de Expansão do Ensino Técnico e Profissionalizante do Ministério da Educação e estava praticamente fora desta terceira etapa. Os esforços do deputado asseguraram não apenas a construção da Escola Técnica Federal em Dourados, mas, também, nos municípios de Naviraí e Jardim. "Até chegarmos a esta conquista, percorremos um longo caminho de audiências no MEC, criação da Frente Parlamentar de Apoio ao Ensino Técnico e Profissionalizante, audiências nos mais diferentes Ministérios em Brasí-lia e, por fim, audiência com a presidente Dilma Rousseff, que entendeu a importância da iniciativa e lançou o Pronatec", relembra Marçal Filho.

Na época, a própria presidenta Dilma Roulsseff pediu pessoalmente ao deputado Marçal Filho que ele se empenhasse dentro da Câmara Federal para a aprovação do Programa Nacional de Acesso ao Ensino Técnico e Emprego. “A partir daí passei a desempenhar como todo esforço possível, o meu papel de parlamentar, com o objetivo de cumprir o desejo da presidenta Dilma de diminuir a desigualdade social através da ampliação do acesso a educação profissional e tecnológica”, salienta. "Hoje, estamos perto de tornar esse sonho real também para Dourados, desde, é claro, que a prefeitura viabilize o mais rápido possível o espaço físico para o IFMS iniciar as aulas", finaliza Marçal Filho.