Margem do Horto Florestal de Dourados se transformou em lixão clandestino

Projeto de implantação de uma área de pesquisas aos alunos da UFGD não saiu do papel desde 2005

  • João Pires (Estado Notícias)

Aproximadamente 200 metros de extensão às margens do Horto Florestal de Dourados, localizado entre a rodovia BR-463, Jardim Canaã III e Jardim Flamboyant pode virar um lixão à céu aberto, caso a prefeitura não tome às providencias necessárias para impedir o descarte de galhadas, entulhos e até móveis usados, na rua Mandacaru de Aráujo (antiga Manoel Rasselen).
 
O local foi cercado há pelo menos 5 anos e segundo projeto que não saiu do papel desde o ano de 2005, os 17 hequitares  de mata nativa já deveriam ser utilizados como fontes de pesquisas pelos alunos dos cursos de Biologia e Farmácia da UFGD (Universidade Federal da Grande Dourados), considerando a diversidade de plantas ali existentes.
 
No entanto, conforme relatos dos moradores à reportagem, o Horto Florestal está servindo apenas como pasto de animais e descarte de lixo e entulhos às margens da rua Mandacaru Araújo. “Aqui já deveria existir uma pista de caminhada e uma área de lazer há muito tempo, mas como pode ser visto nem iluminação existe”, disse Gladson Freitas Jardim, morador no Canaã 3.
 
Ainda de acordo com a comunidade, no local morava uma família que ajudava na preservação do local, porém a moradia foi retirada onde seria construída uma sala de pesquisas  aos acadêmicos da UFGD. “Lá dentro existia um morador que ajudava a conservar aqui limpo, mas teve que sair. Hoje até animal morto o povo despeja aqui”, relatou a atendente Maria Elena da Silva.

Outro caso
 
Ainda na manhã desta sexta-feira (12) a reportagem esteve na rua Vereador Aguiar de Souza, no Jardim Água Boa, onde também existe outro ponto de descarte de entulhos.
 
De acordo com moradores é comum os carroceiros e veículos utilitários jogarem galhos de podas de árvore e entulhos de construções, principalmente nos fins de tarde.

O trecho da rua Vereador Aguiar de Souza interliga as ruas Pureza Carneiro Alves (antiga W-11) até a rua José Garcia Pires (antiga W-17), na região do Parque dos Coqueiros, próximo ao Córrego Paragem perto da conhecida ‘Ponte da Integração.