Marisvaldo responsabiliza Igreja Católica por invasões indígenas (veja vídeo)

Ele afirma que se igreja não tomar providências, irá encabeçar a campanha: ‘Não abandone a Deus, abandone a Igreja Católica’

  • Alexandre Duarte

O presidente do Sindicato Rural de Dourados, Marisvaldo Zeuli, responsabilizou a Igreja Católica pelas recentes invasões de indígenas à propriedades rurais em Mato Grosso do Sul. Na noite de ontem (11), usando a tribuna do legislativo douradense, ele acusou o Cimi (Conselho Indigenista Missionário) de ser co-autor de ações criminosas e de usar os índios como massa de manipulação.

Zeuli afirmou que o Cimi é gerido pela CNBB (Conferência Nacional dos Bispos do Brasil), logo, a Igreja Católica seria uma das maiores responsáveis pela onda de invasões. Ele cobrou um posicionamento do bispo de Dourados, Dom Redovino e fez um alerta, ao dizer que se a igreja não tomar providencias irá encabeçar a campanha “Não abandone a Deus, abandone a Igreja Católica”.

O presidente do sindicato disse também que existe um complô da Funai, Governo Federal e Cimi para que o Brasil não cresça. “No Brasil temos 850 milhões de hectares, mas as invasões ocorrem somente nos 25% utilizados para a produção de grãos. Esta é a área que mais gera riquezas para o país”, disse.

Afirmou também que o modelo adotado pelo governo nas aldeias que já existem é impraticável, tendo em vista que os indígenas permanecem à margem da sociedade, sem acesso a educação, saúde e profissionalização. “O que precisamos é dar condições para que os indígenas se integrem à sociedade”, complementou.

Outro grande problema que torna a disputa injusta, segundo Zeuli, é o fato de produtores rurais e indígenas serem julgados por leis diferentes. “Nós somos iguais perante a lei, não é justo que julgue os fazendeiros de uma forma e os indígenas de outra. Vale lembrar que o Ministério Público Federal é mantido com o dinheiro de quem produz riquezas”, ressaltou.

Terras do narcotráfico

Zeuli disse ainda que existem 50 mil hectares de terras que o governo tomou de narcotraficantes, e que essas terras que estão ociosas poderiam ser usadas para alocar os indígenas. “O governo, a Funai e o Ibama possuem muitas terras, é uma questão de bom senso, basta alocar os indígenas nessas áreas”, explicou.

Veja o vídeo: