Maternidade do HU-UFGD divulga orientação às gestantes usuárias do SUS

Objetivo do alerta é otimizar atendimento seguindo recomendações de combate à COVID-19

  • Assessoria/HU-UFGD
Orientação foi dada às gestantes (Foto: Divulgação/HU-UFGD)
Orientação foi dada às gestantes (Foto: Divulgação/HU-UFGD)

Tendo em vista as medidas adotadas para o combate à transmissão do Novo Coronavírus, a maternidade do Hospital Universitário da Universidade Federal da Grande Dourados (HU-UFGD) está orientando as gestantes usuárias do Sistema Único de Saúde (SUS) para que saibam quando e onde procurar ajuda em caso de mal-estar ou problemas de saúde que não estejam diretamente relacionados à gestação ou trabalho de parto.

O objetivo é permitir que o atendimento na maternidade seja otimizado, sobretudo nesta fase de contingenciamento para o controle da pandemia de COVID-19. Portanto, antes de procurar o Pronto-Atendimento de Ginecologia e Obstetrícia do HU-UFGD, a gestante e seus familiares devem avaliar a situação e atentar para os sintomas apresentados pela mulher.

Nos casos em que o principal sintoma é a coriza (nariz escorrendo), a orientação é permanecer em casa. Quando houver coriza acompanhada de febre, a gestante ainda deve ficar em casa, porém em alerta, atenta ao aparecimento de novos sintomas. Se, além de coriza e febre, a gestante também apresentar tosse, deve procurar a Unidade Básica de Saúde (UBS) mais próxima. Quando os sintomas forem coriza, febre, tosse e falta de ar, a orientação é procurar imediatamente o Pronto-Atendimento de Ginecologia e Obstetrícia do HU-UFGD (maternidade), porém acompanhada somente de um acompanhante.

Também é importante lembrar que as gestantes devem respeitar ao máximo a recomendação de permanecer em casa e evitar local onde possa haver aglomeração de pessoas. Quando for absolutamente necessário sair de casa, é preciso lembrar das orientações básicas de manter pelo menos um metro de distância de outras pessoas, cobrir a boca com o antebraço ao tossir ou espirrar, não levar as mãos ao rosto, boca e olhos, lavar as mãos ou utilizar álcool gel para higienizá-las depois de tocar em qualquer superfície ou objeto. Ao chegar em casa, lavar as mãos, trocar as roupas, higienizar o celular, deixar objetos como bolsa, chaves e carteira em uma caixa ou local separado.

CONFIRA ABAIXO!


Comentários
Os comentários ofensivos, obscenos, que vão contra a lei ou que não contenha identificação não serão publicados.
  • Patricia

    Patricia

    Tá o que se fala é fique em casa e quem trabalha empregado? Fica em casa e o patrão descontando as faltas?