Médicos de Campo Grande fazem captação de órgãos no Hospital da Vida, em Dourados
Os órgãos foram encaminhados para Campo Grande e Pernambuco.

Uma captação de órgãos foi feita por uma equipe médica vinda de Campo Grande, no Hospital da Vida, ontem (21). Segundo informações, a doadora foi uma mulher, de 37 anos, que sofreu um AVE (Acidente Vascular Encefálico). A captação foi dos rins e das córneas. A família autorizou a doação.
Todo o procedimento para possibilitar o processo foi executado pela Comissão Intra-Hospitalar de Doação de Órgãos e Tecidos para Transplantes (CIHDOOT), enquanto que a execução da captação e o encaminhamento ficaram a cargo de uma equipe de profissionais da saúde de Campo Grande.
De acordo com informações, as córneas foram para Campo Grande e os rins para Pernambuco.
No mês passado, a equipe da Organização de Procura de Órgãos da Santa Casa de Campo Grande também esteve no Hospital da Vida de Dourados, para a captação de fígado, rins e córneas de um homem de 37 anos que teve morte encefálica por conta de AVC (Acidente Vascular Cerebral). Naquele mês, o fígado doado foi captado por uma equipe de Brasília, um dos rins foi encaminhado para São Paulo e o outro foi para a Santa Casa de Campo Grande.
Primeira captação de órgãos no HV
No dia 11 de janeiro de 2018, teve a primeira captação de órgãos da história do Hospital da Vida. A captação foi feita no guarda municipal Roberto Aparecido Ramos, que teve morte cerebral. Foram captados o pâncreas, os rins e o fígado. Os médicos vieram de Goiânia e de São Paulo. Os órgãos foram para o Acre, Campo Grande e São Paulo.