Secretário anuncia primeira captação de pulmão em Dourados para transplante
Procedimento coordenado pela Central Nacional de Transplantes deve envolver três aeronaves da Força Aérea Brasileira com equipes médicas
 
O secretário municipal de  Saúde, Renato Vidigal, anunciou que Dourados terá nesta terça-feira (30), pela  primeira vez em sua história, um procedimento de captação de pulmão para  transplante. Um médico que atua no Incor (Instituto do Coração) do Hospital das  Clínicas da Faculdade de Medicina da Universidade de São Paulo, virá à cidade  para acompanhar o procedimento.
Ainda de acordo com  Vidigal, nessa mesma ocasião deverão ser captados coração, pâncreas e fígado.  Não foram informados detalhes sobre quem é o doador ou doadora. No início do  ano passado, a Prefeitura de Dourados criou a Comissão Intra-Hospitalar de  Doação de Órgãos e Tecidos para Transplantes no Hospital da Vida.
"Essa comissão é  responsável pelo trabalho de abordagem, pesquisa, investigação de morte  encefálica, que é a morte cerebral. O Hospital da Vida, por ser um hospital de  trauma, de urgência, é onde vão chegar os potenciais doadores, aquela pessoa  que pode sim ter chances de doar os órgãos", explicou o secretário de Saúde  recentemente.
 
 
"Recebi a pouco um telefonema do doutor Oswaldo Junior, médico do INCOR de São Paulo, especialista em transplante pulmonar, que virá em uma das aeronaves para realizar a cirurgia. Doutor Oswaldo formou-se em Medicina pela UFGD em 2008! Mais uma prata da casa! Orações positivas para que vidas possam serem salvas! A vida pela vida!", destacou Vidigal em seu perfil pessoal numa página de rede social.
