Moradores bloqueiam rua após Energisa cortar ligações clandestinas em Dourados

Ruas foram bloqueadas por moradores em protesto contra corte de energia (Foto: Adilson Domingos)
Ruas foram bloqueadas por moradores em protesto contra corte de energia (Foto: Adilson Domingos)

Ação de combate às ligações clandestinas de energia realizada pela Energisa MS na manhã desta quarta-feira (16) resultou em protesto no Parque do Lago, em Dourados. Moradores que ficaram sem fornecimento de eletricidade promoveram o bloqueio de duas ruas com pedaços de paus e pneus para protestar.

Segundo a concessionária responsável pelo serviço, "o objetivo da operação é garantir a segurança das famílias que vivem no local e proteger a rede de distribuição de energia que abastece os clientes regulares do município".

Nesse caso, o trabalho foi realizado numa área particular invadida por famílias no bairro Parque do Lago. Com apoio de equipes do 3º BPM (Batalhão da Polícia Militar), funcionários da Energisa retiraram 100 ligações irregulares que desde 2014 é alvo de ações semelhantes.

Ligações clandestinas de energia elétrica foram cortadas pela Energisa na manhã de hoje em Dourados (Foto: Adilson Domingos)
Ligações clandestinas de energia elétrica foram cortadas pela Energisa na manhã de hoje em Dourados (Foto: Adilson Domingos)

"Essas ligações consumiram em média 132MWh/ano, o que equivale a R$ 66 mil reais/ano. O prejuízo também é sentido na arrecadação de ICMS no estado", afirma a concessionária. "Além de ser crime e gerar impacto nas tarifas de clientes regulares, as ligações clandestinas oferecem riscos à população já que podem ocasionar acidentes com choques elétricos, curtos-circuitos e incêndios, sobrecarregam e comprometem a confiabilidade da rede de distribuição de energia".

No protesto de hoje, foram bloqueados cruzamentos das ruas Orestes Pereira de Matos e Fradique Correia Ferreira, no Parque do Lago.


Comentários
Os comentários ofensivos, obscenos, que vão contra a lei ou que não contenha identificação não serão publicados.
  • Franco

    Franco

    Respondendo ao Alencar, eu conheço sim a realidade dos "assentados" de certa forma trabalho em um setor envolvido com isso, parte do que fala tem razão colega, porém outros ali estão na grilagem mesmo, outros possuem veículos e outros bens e não podem participar no cadastro e outros tem problemas com a justiça. Mas não podemos pagar a conta de energia dos outros colega, o fardo nosso já é alto, perante a defasagem salarial e alta carga tributária que nos são impostas.

  • Beto

    Beto

    Bando de senvergonha que querem tudo de graça. E a maioria ali tem casa. Só eatao ali se fazendo para aparecer algum politico e regularizar tudo em troca de voto. Mas ali é reserva ambiental isso nunnnca vai acontecer... massss.... ao final de tudo oque vai acontecer é que vao dar casas da prefeitura para q possam sair.

  • Alexandre

    Alexandre

    Tem é que derrubar todas essas casas. Essas pessoas que estao ali sao aproveitadores. Inclusive a maior casa da esquina é de um conhecido. Tem renda fixa e ta la de esperto. Porque todo cidadao de bem paga seu terreninha durante anos e esses vagabundos invadem assim como se essa porra de país nao tivesse lei.

  • jose claudio

    jose claudio

    Alguem tem que tomar providencia agente compra um terreno parcelado em 10 anos paga todos impostos,fica sem asfalto 30 anos e muitos destes ai pega terrreno no asfalto usa agua luz de graça nao paga imposto nenhum,anda de carro bom e alguem ainda dis que e certo,tem que ver quem realmente precisa,ali pertinho tem gente haillux rindo dos que pagam a conta de tudo.

  • Débora

    Débora

    Olha injusto com resto da população que paga as suas contas em dia. Não acho correto invadir terras que não às pertencem muito menos "roubar" energia. Como uma pessoa vai tentar regularizar a energia sendo que está numa terra que ela invadi. A sinto muito mas não concordo.

  • Alencar

    Alencar

    Eu sugiro que antes d comentar vão lá conhecer os fatos lá tem família em verdadeiro estado d miséria.que não tem sequer uma bicicleta.a vc q critica parabéns sua vida náo é igual a deles..e outra a Energisa..nao poder mentir porq aquele povo vem tentando legalizar a Energia faz anos por calsa d uma lei eles não consegue

  • Franco

    Franco

    Não sou contra os protestos, mas cada caso é diferente. Acredito de que se quisessem fazer, deveria fazer lá na sede da energisa e não ali. Outro fator é o motivo, assim como passado pela mídia - se não estão pagando esse consumo é porque alguém está (nós). O fato de invadirem é outro caso que não afeta diretamente as pessoas que estão pagando os impostos porém se gastou energia "têm que pagar " se nós ficamos 2 ou 3 meses e somos registrados , eles vem e cortam , então porque não cortar daqueles q não pagam.......

  • Emerson

    Emerson

    O povo quer comodidade sem pagar nada. Não compraram o terreno e ainda não querem pagar energia.Ai fica fácil ter tv, geladeira, internet e ar condicionado.

  • Jose abreu

    Jose abreu

    Bando de safados, invés de trabalhar e conseguir tudo com próprio suor, ficam ai roubando terra dos outros e usando nossa iluminação, quer usar energia ? pague pela própria casa, e pague sua energia na sua casa ! Safados !

  • Vagner

    Vagner

    Tá serto, a conta de iluminação já é cara pra pagar a minha e eu ser obrigado a pagar o consumo dos outros é muita sacanagem, aliás tem muita queda de energia no bairro, justo por estes motivos.