Moradores bloqueiam rua após Energisa cortar ligações clandestinas em Dourados

Ação de combate às ligações clandestinas de energia realizada pela Energisa MS na manhã desta quarta-feira (16) resultou em protesto no Parque do Lago, em Dourados. Moradores que ficaram sem fornecimento de eletricidade promoveram o bloqueio de duas ruas com pedaços de paus e pneus para protestar.
Segundo a concessionária responsável pelo serviço, "o objetivo da operação é garantir a segurança das famílias que vivem no local e proteger a rede de distribuição de energia que abastece os clientes regulares do município".
Nesse caso, o trabalho foi realizado numa área particular invadida por famílias no bairro Parque do Lago. Com apoio de equipes do 3º BPM (Batalhão da Polícia Militar), funcionários da Energisa retiraram 100 ligações irregulares que desde 2014 é alvo de ações semelhantes.
"Essas ligações consumiram em média 132MWh/ano, o que equivale a R$ 66 mil reais/ano. O prejuízo também é sentido na arrecadação de ICMS no estado", afirma a concessionária. "Além de ser crime e gerar impacto nas tarifas de clientes regulares, as ligações clandestinas oferecem riscos à população já que podem ocasionar acidentes com choques elétricos, curtos-circuitos e incêndios, sobrecarregam e comprometem a confiabilidade da rede de distribuição de energia".
No protesto de hoje, foram bloqueados cruzamentos das ruas Orestes Pereira de Matos e Fradique Correia Ferreira, no Parque do Lago.