Moradores do Parque do Lago I reclamam de infestação de escorpiões

CCZ (Centro de Controle de Zoonoses) explica que locais com muito lixo e entulho são propícios a proliferação destes animais

  • Alexandre Duarte

Desde o ano passado os moradores do bairro Parque do Lago I, em Dourados, sofrem com uma infestação de escorpiões. A dona de casa Tatiana Pereira de Lima, 29 anos, conta que desde outubro de 2012, quando mudou para o bairro, é atormentada pelo problema.

Moradora da Rua Manoel Amaro de Matos, ela especula que a infestação pode ter origem em uma baixada no final da rua Mário de Matos, onde rotineiramente é jogado entulho. “Só aqui na minha casa já encontrei seis nos últimos dias. Praticamente em todas as casas vizinhas os moradores também sofrem com o mesmo problema. Eu tenho medo principalmente pelo meu filho de quatro, pois sempre ouço falar que picada de escorpião em criança é quase fatal. Uma pessoa e um cachorro já foram picados”, reclama.

Tatiana pede que a prefeitura tome providências para eliminar ou amenizar a infestação, ela ainda pede que a população seja orientada sobre como proceder quando se deparar com o animal.

CCZ

A redação conversou do Rosana da Silva, coordenadora do CCZ (Centro de Controle de Zoonoses) de Dourados. Ela explicou que a equipe está sempre pronta para atuar nesses casos, mas precisa que a população entre em contato com o CCZ.

Rosana disse também que amanhã (02), irá deslocar uma equipe até o local, a fim de verificar a denúncia. Caso seja constatada que a origem dos escorpiões seja mesmo o acúmulo de entulho no local especificado pela moradora, o dono do terreno receberá uma notificação para limpar a área.

Segundo Rosana, terrenos baldios com acumulo de lixo, entulho e mato alto, são os ambientes favoráveis para a proliferação dos escorpiões. A coordenadora fala também que manter a casa e o terreno sempre limpos, evita o aparecimento da praga urbana, já que um dos alimentos preferidos dos escorpiões são as baratas.

Ela reitera que a população entre em contato quando se deparar com qualquer ameaça do gênero. O CCZ está localizado na Rua G-20, bairro Jardim Guaicurus, o telefone de contato é 67 3411-7753. O horário de atendimento é das 7h às 17h, de segunda à sexta-feira.