Motoristas fazem carreata pedindo reabertura do comércio de Dourados; vídeos

Participaram da manifestação carretas, carros, motos e bicicletas. Além do buzinaço, alguns veículos carregam bandeiras do Brasil.

  • Karol Chicoski
Veículos fazem passeata pedindo a reabertura do comércio de Dourados -Foto: Miriam Névola/TV Record
Veículos fazem passeata pedindo a reabertura do comércio de Dourados -Foto: Miriam Névola/TV Record

Centenas de motoristas realizaram carreata no município de Dourados na manhã desta sexta-feira (27), pedindo a reabertura do comércio. Na segunda-feira, a administração municipal publicou decreto, que proíbe o funcionamento do comércio e serviços em geral, devido à pandemia do novo coronavírus (Covid-19). Apenas serviços considerados essenciais podem abrir as portas.

Carretas, carros, motos e bicicletas participaram da manifestação. Além do buzinaço, alguns veículos carregam bandeiras do Brasil.  

A Agetran (Agência Municipal de Transporte e Trânsito) e a Guarda Municipal acompanham a manifestação. 

Os motoristas, segundo apurado pela 94FM, seguiram até o pátio da prefeitura, onde aguardam a presença de algum representante para conversar sobre o decreto. 

O que diz o decreto municipal

De acordo com o decreto, fica determinado que, desde o dia 23 de março, fica impedida a circulação das 22h às 05h na cidade, com exceção aos órgãos de segurança, chefes dos poderes executivos, legislativos e judiciário, vigias noturnos, delivery, profissionais na área da saúde, e circulação para acesso quando necessário a serviços essenciais e sua prestação.

Também ficou determinado que fica vedado, por prazo indeterminado, o funcionamento do comércio e serviços em geral. A empresa que descumprir as medidas pagará multa e poderá, inclusive, ter a cassação do alvará da loja.  Algumas exceções foram feitas para aqueles estabelecimentos que têm produtos essenciais para a população, como alimentos, saúde e posto de combustível, por exemplo. (Veja aqui todas as normas estabelecidas)

Casos suspeitos em Dourados

Em Dourados, são 17 casos suspeitos de Covid-19, de acordo o boletim divulgado pelo pela Secretaria Municipal de Saúde, com dados atualizados até as 17h de ontem (26). São 12 de pessoas que moram no município e cinco de cidadãos que vivem em municípios próximos. 

Até agora, 42 casos foram notificados em Dourados, 15 descartados e cinco excluídos por não se encaixarem na definição de caso suspeito do Ministério da Saúde.

Veja abaixo o início da passeata no município:

Passeata em Dourados - Vídeo feito por Miriam Névola/TV Record

Passeata em Dourados  - Vídeo feito por Miriam Névola/TV Record 


Vídeo feito por Marçal Filho mostra a passeata em Dourados

*Matéria editada às 10h05 para editar informações
Comentários
Os comentários ofensivos, obscenos, que vão contra a lei ou que não contenha identificação não serão publicados.
  • Gislaine dos Santos neves

    Gislaine dos Santos neves

    Eu sou a favor de ficar em casa vi um comentário abaixo falando que os patrões ficam em casa vendo pela câmera isso é vdd os filhos dos ricos estão onde fazenda, recantos,etc e os do pobre?
    Sei que é dificil pq eles tem seus boletos pra pagar mas nós pobres fica como?
    Que ganância é essa

  • Human

    Human

    Os suspeitos daqui são furada, ninguém veio de outro país e nem teve contato com quem veio , como irão contrair o vírus? 100% dos exames são gripe. O vírus demora até 15 dias pra se manifestar, espera 15 dias, não tem casos , é só voltar a normalidade. Aeroporto fechado, vias interestadual fechadas, não terá como isso entrar aqui. Com a proteção de Deus nossa cidade não terá casos. Amém!🙏🏽

  • Paulo Henrique

    Paulo Henrique

    O gente, vamos aproveitar esse tempo em casa e pegar língua portuguesa e dar uma estudar né... Quando membros das famílias dessas pessoas pessoas estiverem com o vírus eles vão se conscientizar, mas talvez sera tarde.
    Acordem povo, os empresários só querem que voltemos para dar lucro para eles, se ficarmos em casa o governo terá que dar seus pulos para ajudar ás pessoas como já estão fazendo. Mas é fácil ficar falando eu sei, porem quando isso chegar á cidade e começar a contaminação as pessoas vão por a mão na consciência. Esse é o momento para avaliarmos a posição que estão tomando os governantes que escolhemos a um tempo atrás. Ninguém é inalcançável para esse vírus.

  • Sandra

    Sandra

    Isso mesmo,minha gente!Sigamos o exemplo da Itália!Vamos trabalhar! A economia tem que girar. Preservemos a economia agora. Deixemos os mortos para chorar depois.Somente chorar, já que nem enterrar dignamente poderemos! E junto aos mortos,choraremos também a derrocada na economia! Porque seguir os bons exemplos, não é? Muitos dos que estão nessa passeata só sentirão a dor quando perder um ente querido,ou mesmo um amigo que há muito não via. Mas como o brasileiro é muito inteligente,vamos contrariar médicos,cientistas, infectologistas do mundo todo. Avante com a carnificina!

  • Marcos

    Marcos

    Estamos em uma guerra com um inimigo invisível. Se ficarmos acuados todos seremos afetados tanto na saude como financeiramente. Lutemos, protegendo aqueles de risco. Os mais jovens teem a obrigacao de proteger os mais velhos, pois durante toda nossa vida trabalhamos para proteger os jovens que sao nossos filhos. Não sejam covardes, vão e lutem. Alguns cairão mas no final todos venceremos.

  • Fernando R

    Fernando R

    Quero ver pegar o coronavírus e depois ficar correndo atrás dos hospitais pedindo ajuda, quer trabalhar, quer se arriscar vá então, mas não procure ajuda nos hospitais depois, fica em casa morrendo sozinhos.

  • Italo

    Italo

    Não acho errado ficar em casa mais porém...
    Cardíacos, pessoas com câncer entre outras coisas..
    Mais uns baita marmanjo querendo fica dormindo vai a marca vai trabalha

  • Everton

    Everton

    Tem que reabrir o comércio mesmo, temos que trabalhar! O que cai do céu é chuva (e olha que nem isso está caindo ultimamente)
    #PAZ

  • Santiago

    Santiago

    A situaçao complicou. Caso o comercio abrir quero ver para quem eles vao vender.

  • Jaime

    Jaime

    É por isso que eles são seus patrões! Mentalidade deles é totalmente diferente de vocês. Vcs não vão aguentar essa quarentena, eles sim.
    Abraço

  • Fabio

    Fabio

    Brava gente brasileira!
    Longe vá, temor servil
    Ou ficar a pátria livre
    Ou morrer pelo Brasil
    Ou ficar a pátria livre
    Ou morrer pelo Brasil
    Gente temos que trabalha Na china esta desde Novembro essa pandemia Aqui no Brasil sera que o pais aguenta fica tanto tempo parado / Ou tem que parar tudo fecha supermercado fecha posto de combustivel Bora trabalhar Petralada

  • Rato

    Rato

    Ficar em casa pra n espalha a doença: A
    Douradenses::🤦‍♂️

  • Eliana

    Eliana

    Não concordo com a abertura do comércio tem q complir a quarentena Dourados já tem suspeito do vírus nossa cidade não tem recurso caso este vírus espalhe

  • Só verdades

    Só verdades

    Marcos cala boka! vc deve se mais um adePTo de bolsa esmola e demais segmentos, vem pagar meu aluguel e meu salário seu parasita

  • Lena ullises

    Lena ullises

    Só empresários desesperados pensando somente neles "

    Vai ficar parado até o pico da pandemia ....

    #NaoSaiDeCasa

  • Marcos puleo

    Marcos puleo

    É a carreata dos empresários com seus carros importados querem abrir o comércio para deixarem na loja os trabalhadores assalariados enquanto eles ficaram em casa cuidando da loja pelas câmeras colocando em risco a vida do trabalhador e de seus familiares
    Vamos fazer a caminhada dos trabalhadores que não correr o risco de morrer por causa do vírus
    A ganância é muito grande o cidadão Douradense deveria BOICOTAR todas as lojas que abrirem pronto resolvido o problema espero que os pais os avós desse pessoal não morram pelo vírus

  • Irineu

    Irineu

    Boraa roda Brasil