Movimento por moradia ocupa Câmara e grupo do passe livre esclarece que espaço é democrático

A redação da 94FM foi recebida pelos dois grupos que ocupam a casa de leis

Revindicando melhorias no transporte público municipal o grupo que defende o passe livre em Dourados permanece acampando na Câmara Municipal. Na tarde deste domingo (7), a casa de leis recebeu um novo grupo, do Movimento Nacional de Luta pela Moradia (MNLM), que segundo Léia da Silva, tem por objetivo de lutar pela saúde e educação.

A redação da 94FM conversou com a liderança das duas frentes, com receptividade de ambos os lados. Segundo Tatus Park, o espaço é democrático e todo impasse é porque até o momento o prefeito Murilo Zauith não dialogou e nem apresentou propostas. “Todos são livres para dar sua opinião, todos estamos lutando por melhoras”, declarou.

O atrito entre os grupos é unilateral. Até o momento apenas o MNLM diz-se contra a bandeira do passe livre, enquanto o grupo formando por estudantes e trabalhadores em geral afirma que todas as insatisfações podem ser apresentadas.

Objetivos

Na página do Facebook, o grupo “Passe Livre Dourados”, explica que no dia 21 de junho houve um acordo com o prefeito, de papel assinado, para que fosse apresentado durante Audiência Pública no dia 4 de julho propostas para três pautas a respeito do transporte público: redução da tarifa; municipalização do serviço público e aplicação do Passe Livre para todos. Mas, na audiência, o prefeito não compareceu e seu representante legal não conseguiu apresentar soluções aplicáveis. Com a notícia que a discussão seria adiada para depois do recesso do vereadores, com um prazo de mais 15 dias, o grupo decidiu ocupar a câmara em protesto a atitude da administração municipal.

O MNLM afirmou ter propostas para saúde e educação embora, até o momento, não tenham detalhado os pontos específicos do movimento.

Integridade do espaço

Uma das medidas adotadas pela população presente na Câmara Municipal é fotografar qualquer depredação ao espaço público. Todas as ações são registradas e relatavas para apontar o responsável sem comprometer a credibilidade do grupo.