MPE apura qualidade da internet e pede ajuda de douradenses para investigação

Promotoria de Justiça de Defesa do Consumidor indica site para teste da potência de navegação de internet banda larga/fibra óptica e pede acesso aos resultados

Qualidade da internet em Dourados é investigada pelo MPE (Foto: André Bento)
Qualidade da internet em Dourados é investigada pelo MPE (Foto: André Bento)

O MPE-MS (Ministério Público Estadual) pediu ajuda dos douradenses em uma investigação que apura a qualidade e velocidade dos serviços de internet banda larga/fibra óptica prestados em Dourados. Foram solicitadas provas como fotos, filmagens ou outros meios, de teste de qualidade de internet que poderá ser feito por meio do site www.Speedtest.Net

Na prática, o promotor de Justiça Etéocles Brito Mendonça Dias Junior quer que as pessoas acessem este endereço eletrônico para testarem a potência de suas navegações. Caso seja constatada que ela esteja inferior à contratada, a Promotoria de Defesa do Consumidor deverá ser informada. Como prova hábil, serão aceitas fotografias, filmagens, e outros meios não especificados.

Essa investigação é fruto de denúncia anônima feita no dia 24 de abril à Ouvidoria do MPE. “Os moradores da cidade que possuem o serviço de banda larga fixa da VIVO sofrem há muito tempo, diariamente, com a inadequação do serviço devido a redução da velocidade de navegação/download. Notadamente após às 12h e às 18h, a velocidade de navegação é limitada a níveis muito abaixo dos contratados (como o pacote de 15 MB), oscilando entre 2 e 3 Mbps”, relata.

“A situação é geral e existe há muito tempo, e por isso fácil de ser constatada. Inclusive, pode ser confirmada por qualquer dos servidores do MP que utilizam o serviço de banda larga da operadora”, consta na Notícia de Fato nº 01.2018.00004126-1.

Acionado para colher informações preliminares sobre eventual relação de reclamações a respeito da velocidade de banda larga fixa da VIVO e/ou velocidade inferior a contratada, o Procon ainda não enviou respostas à Promotoria de Justiça.

Na segunda-feira (25), além de solicitar à imprensa que torne público o pedido de ajuda aos douradenses, o promotor também enviou ofício para a Anatel (Agência Nacional de Telecomunicações) com cópia integral do procedimento e solicitação de resposta, em 10 dias úteis, sobre o “até então relatado, inclusive indicando eventuais medidas fiscalizatórias já empreendidas ou a empreender para fins de contatar a qualidade dos serviços de internet banda larga ou via fibra ótica em Dourados/MS”.


Comentários
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  • Clademir

    Clademir

    Não pude confirmar a notícia em lugar algum e ferramentas de teste online não servem como prova pois não as velocidades apresentadas ali não dependem apenas da operadora (sem contar que a operadora pode simplesmente liberar uma banda boa pra esse site e manter o lixo em todo os outros). A unica coisa que pode funcionar nesse caso é uma auditoria lá dentro da empresa.
    Ainda assim, gostaria de saber de onde a informação foi retirada pois não deu pra confirmar.

  • VITOR HENRIQUE VIEIRA

    VITOR HENRIQUE VIEIRA

    Até que fim uma notícia boa num país zuado como este

  • JOSE CLAUDIO DE OLIVEIRA FILHO

    JOSE CLAUDIO DE OLIVEIRA FILHO

    Queria entender porque as pessoas fazem denúncias anônimas. Qual é a razão do medo de denunciar que o serviço está precário? Vc está pagando por um serviço contrato e a prestadora de serviços tem que atender o que foi contratado.

  • Gilberto L.

    Gilberto L.

    Serviços net também está um caos
    Aqui em São jose dos Campos sp
    Internet nunca chega com a velocidade do contrato e sinal fica oscilando

  • jose roberto

    jose roberto

    Esse grupo telefônica é ruim em todo local onde se mete. enganadora!! Aqui no abc paulista é a mesma coisa

  • Leandro J.

    Leandro J.

    Gostaria que isso se tornasse uma lei no país todo e que a aprovação fosse imediata..

  • Bia

    Bia

    Utilizamos via Park em casa e é uma porcaria, já fizemos os testes e não alcança os megas que pagamos, sem contar no atendimento deles que é péssimo, o Mpe tem algum contato para que possamos estar registrando nossa queixa?

  • Luis henrique

    Luis henrique

    Isso tem que ser feito em todo Brasil e, também com a internet móvel!
    Todas operadoras agem de má fé com o consumidor.
    Quando você reclama nos órgãos que, se dizem competentes para resolver, parecem estar de concordância com as fraudes cometidas por essas empresas. Aceitam toda e qualquer resposta fãs operadoras e encerram sua reclamação.
    Também deveriam ser investigados esses órgãos.

  • Gerson Barbosa Sampaio

    Gerson Barbosa Sampaio

    Eu também estou tendo problemas com a internet faz muito tempo a operadora é vivo cada vez ficando pior com frequência a velocidade contratada não esta chegando bem

  • faustina Gonzales

    faustina Gonzales

    Realmente está complicado essa internet, estou há 2 meses com esse plano da vivo e não gostei. Tenho 15 mega e quase todos os dias a internet cai, demora uns 5 minutos pra voltar. E quando ligo pra vivo e complicado ficar ouvindo aquele teclado digitando na sua orelha, fazem de propósito pra desistirmos descontinuar para reclamar.

  • eudes bahia

    eudes bahia

    Tem de ser verificado é no Brasil todo

  • João Paulo

    João Paulo

    Tem como passar algum contato da promotoria watts de preferência para enviar fotos ou pedir alguma consultoria, eu estou tendo muitas dificuldades com a vivo a quase um ano

  • Rozileine Barbosa da silva

    Rozileine Barbosa da silva

    Eu tenho 25 mega de Internet em casa apenas pra dois celulares, mas nos últimos dias tenho que ficar ligando sempre na gvt vivo pra reclamar porque o sinal está péssimo...da muita raiva pegar caro e não poder usar...todo dia eles inventam uma desculpa que está tendo manutenção técnica....tem que apurar mesmo...para pararem de enganar os consumidores....