MPE apura qualidade da internet e pede ajuda de douradenses para investigação
Promotoria de Justiça de Defesa do Consumidor indica site para teste da potência de navegação de internet banda larga/fibra óptica e pede acesso aos resultados

O MPE-MS (Ministério Público Estadual) pediu ajuda dos douradenses em uma investigação que apura a qualidade e velocidade dos serviços de internet banda larga/fibra óptica prestados em Dourados. Foram solicitadas provas como fotos, filmagens ou outros meios, de teste de qualidade de internet que poderá ser feito por meio do site www.Speedtest.Net.
Na prática, o promotor de Justiça Etéocles Brito Mendonça Dias Junior quer que as pessoas acessem este endereço eletrônico para testarem a potência de suas navegações. Caso seja constatada que ela esteja inferior à contratada, a Promotoria de Defesa do Consumidor deverá ser informada. Como prova hábil, serão aceitas fotografias, filmagens, e outros meios não especificados.
Essa investigação é fruto de denúncia anônima feita no dia 24 de abril à Ouvidoria do MPE. “Os moradores da cidade que possuem o serviço de banda larga fixa da VIVO sofrem há muito tempo, diariamente, com a inadequação do serviço devido a redução da velocidade de navegação/download. Notadamente após às 12h e às 18h, a velocidade de navegação é limitada a níveis muito abaixo dos contratados (como o pacote de 15 MB), oscilando entre 2 e 3 Mbps”, relata.
“A situação é geral e existe há muito tempo, e por isso fácil de ser constatada. Inclusive, pode ser confirmada por qualquer dos servidores do MP que utilizam o serviço de banda larga da operadora”, consta na Notícia de Fato nº 01.2018.00004126-1.
Acionado para colher informações preliminares sobre eventual relação de reclamações a respeito da velocidade de banda larga fixa da VIVO e/ou velocidade inferior a contratada, o Procon ainda não enviou respostas à Promotoria de Justiça.
Na segunda-feira (25), além de solicitar à imprensa que torne público o pedido de ajuda aos douradenses, o promotor também enviou ofício para a Anatel (Agência Nacional de Telecomunicações) com cópia integral do procedimento e solicitação de resposta, em 10 dias úteis, sobre o “até então relatado, inclusive indicando eventuais medidas fiscalizatórias já empreendidas ou a empreender para fins de contatar a qualidade dos serviços de internet banda larga ou via fibra ótica em Dourados/MS”.