Apreendidos, carros acumulam água parada na cidade da febre chikungunya

Dourados tem 83 casos da doença este ano, mas situação propícia à proliferação do mosquito que a transmite continua

Larvas de mosquitos em carros apreendidos preocupam douradenses (Foto: Reprodução/Eliel Oliveira)
Larvas de mosquitos em carros apreendidos preocupam douradenses (Foto: Reprodução/Eliel Oliveira)

Município que concentra mais da metade de todos os casos de febre chikungunya Mato Grosso do Sul registrados em 2018, Dourados tem lugares propícios para proliferação do Aedes aegypti, mosquito transmissor da doença, bem perto das autoridades. Nesta sexta-feira (17), um douradense gravou vídeo dessa situação e denunciou publicamente nas redes sociais, onde cobrou soluções imediatas. 

Repórter fotográfico, Eliel Oliveira filmou larvas de mosquito em poças d’água formadas sobre carros apreendidos ao redor da Delegacia de Polícia Civil, na Rua Cuiabá.

“Atenciosamente ao poder Judiciário de Dourados as autoridades competentes, tomem vergonha na cara e alugém um pátio urgente para destinar essa montoeira de carros velhos apreendidos em volta da Delegacia no Primeiro DP da rua Cuiabá. Observem no vídeo que o local virou criadouro do Mosquito da Dengue, nós, vizinhança desta unidade, não merecemos o total descaso. Atenciosamente espero que essa desordem de carros em cima das calçadas seja resolvida o mais breve possível”, desabafou. 

Assista:



O medo manifestado por esse douradense tem razão. De acordo com o mais recente boletim epidemiológico da Secretaria de Estado de Saúde, divulgado dia 9 de agosto, das 488 notificações de febre chikungunya no Estado este ano, 129 foram em Dourados. 

A maior cidade do interior de Mato Grosso do Sul concentra 83 casos autóctones – quando a doença é contraída na localidade e não importada de outras regiões. Campo Grande (70), Corumbá (3), Rio Verde de Mato Grosso (2), Camapuã (1), Porto Murtinho (1), Ponta Porã (2), Iguatemi (1) e Sonora (1) completam a lista.

Segundo as autoridades sanitárias, a febre chikungunya é transmitida pelo Aedes aegypti, mesmo mosquito vetor da dengue, com 86 notificações suspeitas em Dourados, e do zika vírus, com um caso confirmado no município em 2018.


Comentários
Os comentários ofensivos, obscenos, que vão contra a lei ou que não contenha identificação não serão publicados.
  • Sandra

    Sandra

    Que absurdo!E o pior é que tudo isso impacta na saúde!