Índios desaldeados invadem área particular ao lado de reserva em Dourados

  • Campo Grande News
Área ocupada por índios fica próxima a residencial de classe média (Eliel Oliveira)
Área ocupada por índios fica próxima a residencial de classe média (Eliel Oliveira)

Grupo de pelo menos 40 índios invadiu no final de semana uma área particular em Dourados. O terreno fica nos fundos do residencial Monte Carlo, bairro de classe média na região norte da cidade.

A invasão começou no sábado e ontem mais famílias chegaram ao local e começaram a montar os barracos. A área fica entre o Monte Carlo e o anel viário, a poucos quilômetros da reserva indígena. O proprietário de um dos terrenos teria ido ao local para conversar com os índios, mas a situação ficou tensa e ele chegou a ser ameaçado de agressão.

Sílvio de Leon, um dos líderes da aldeia Jaguapiru, disse ao Campo Grande News que os índios que ocuparam a área particular são desaldeados, ou seja, não moram em nenhuma reserva. Segundo ele, o grupo estava acampado próximo ao Boqueirão, na margem do anel viário. “Não são moradores da Jaguapiru, eles têm outra liderança”, afirmou.

Até esta manhã o proprietário não tinha procurado a polícia para registrar boletim de ocorrência sobre a invasão. A reserva de Dourados, formada pelas aldeias Bororó e Jaguapiru, tem pelo menos 15 mil habitantes, das etnias guarani-kaiowá e terena.

Comentários
Os comentários ofensivos, obscenos, que vão contra a lei ou que não contenha identificação não serão publicados.