Notícia falsa sobre emprego no Samu de Dourados congestiona telefones

O excesso de ligações motivado pela mentira divulgada nas redes sociais, sobretudo no WhatsApp, levou as autoridades municipais a fazerem um apelo

Notícia falsa motivou excesso de ligações ao Samu (Foto: André Bento)
Notícia falsa motivou excesso de ligações ao Samu (Foto: André Bento)

Uma fake News (notícia falsa) sobre vaga de emprego no Samu (Serviço de Atendimento Móvel de Urgência) de Dourados provocou congestionamento nos telefones do serviço nesta sexta-feira (19). O excesso de ligações motivado pela mentira divulgada nas redes sociais, sobretudo no WhatsApp, levou as autoridades municipais a fazerem um apelo. 

Nesta tarde, a Prefeitura de Dourados distribuiu informativo à imprensa solicitando que esse caso fosse esclarecido. “Eu gostaria de ressaltar que, jamais qualquer equipe do Samu será contratada de forma aleatória e sem exigir experiência. Lidamos com vidas”, assegurou Jony Alisson Bispo Santana, diretor do Samu.

Conforme a nota, a notícia falsa veiculada nas redes sociais diz: “VAGAS COM INICIO IMEDIATO NO SAMU - Não é necessário ter experiência. Salário inicial até 3438,21 Participe do processo seletivo simplicado” (!). Trata-se de uma mentira que não deve ser compartilhada, segundo a administração municipal.

“Além de um plantel com 85 pessoas que atende a demanda com tranquilidade, a contratação de novas pessoas para o órgão atende os critérios de concurso público e é feita pela Prefeitura de Dourados. Não existe nenhum processo de contratação. E se houvesse, não seria da forma como o texto menciona, sem experiência e com contratação imediata. Isto fere os procedimentos legais”, explicou o diretor do Samu.

Em recente entrevista à 94FM, Bispo detalhou que a média de tempo de deslocamento das viaturas do Samu da base, na Rua Hayel Bon Faker, número 3720, até o local onde há vítimas, é de 10 a 15 minutos após o chamado. "O trânsito de Dourados não facilita", opina, lembrando casos em que condutores não dão passagem para as ambulâncias pela faixa da esquerda, como estabelece o CTB (Código de Trânsito Brasileiro).


Comentários
Os comentários ofensivos, obscenos, que vão contra a lei ou que não contenha identificação não serão publicados.