Notificações de chikungunya já passam de 100 em Dourados, revela secretaria

Boletim Epidemiológico divulgado hoje pela Secretaria de Estado de Saúde revela que Dourados é município com maior número de casos autóctones confirmados

Chikungunya tem 81 casos confirmados em Dourados (Foto: Divulgação/Prefeitura)
Chikungunya tem 81 casos confirmados em Dourados (Foto: Divulgação/Prefeitura)

Boletim epidemiológico divulgado nesta quarta-feira (4) pela Secretaria de Estado de Saúde revela que as notificações por suspeita de febre chikungunya em Dourados já passam de 100. Com surto da doença em um bairro não revelado desde março, a segunda maior cidade de Mato Grosso do Sul contabilizava 81 casos confirmados até o final de junho. 

Com dados consolidados até dia 29 passado, o levantamento aponta 419 notificações em todo o Estado. A maior parte delas, 134, em Campo Grande. Dourados tem 121, com nível de incidência considerado ainda baixo pelos padrões sanitários, que ativam alerta quando os casos notificados passam de 100 a cada 100 mil habitantes.

Mas a maior cidade do interior sul-mato-grossense lidera o ranking estadual quando fala-se em casos autóctones de febre Chikungunya. 81 pessoas contraíram a doença no município. Em Campo Grande, por exemplo, foram 54.

A exemplos de boletins epidemiológicos anteriores, o publicado hoje pela Secretaria de Estado de Saúde destaca que foi detectado surto no município Dourados (em bairro específico não revelado) a partir da semana epidemiológica 11 - compreendida entre os dias 11 e 17 de março - com casos confirmados.

“Foram encontrados focos na localidade e realizadas ações cabíveis; a Secretaria Municipal de Saúde de Dourados em conjunto com a Secretaria Estadual de Saúde continua monitorando a situação”, detalha a publicação.

Também hoje, as autoridades sanitárias estaduais divulgaram boletins epidemiológicos com dados sobre outras doenças. Neles, Dourados consta com um caso confirmado de Influenza H1N1, um de Zika Vírus. Quanto à dengue não há números de confirmações, mas são indicadas 84 notificações suspeitas.


Comentários
Os comentários ofensivos, obscenos, que vão contra a lei ou que não contenha identificação não serão publicados.