Núcleo de Imunização alerta grupos prioritários para reta final da campanha contra Influenza

  • Assessoria/Prefeitura
A. Frota
A. Frota

A Campanha Nacional contra a Influenza segue até o dia 30 de junho e, em Dourados, o Núcleo de Imunização alerta para que as pessoas inclusas em grupos prioritários procurem as doses nas UBS (Unidades Básicas de Saúde). A Prefeitura de Dourados, por meio da Secretaria Municipal de Saúde, busca uma boa cobertura vacinal. A meta é 72 mil pessoas imunizadas, tendo em vista prevenção e saúde pública.

Conforme o gerente do Núcleo de Imunização, Edvan Marcelo Marques, desde o início da campanha de vacinação contra a gripe, em Dourados foram vacinadas mais de 54 mil pessoas pertencentes aos grupos prioritários, o que equivale a uma cobertura de 75,17% do público-alvo.

Edvan destaca que da meta estimada para idosos e trabalhadores da saúde foi cumprida em 100% cada; crianças de 6 meses a menores de 6 anos de idade atingiram 56,74% da meta; gestantes, 44,31%; puérperas, 44,79%; indígenas, 46,80% e adultos de 55 a 59 anos 57,69%. A meta mínima para cada grupo é de 90%.

Os grupos a serem atendidos pela campanha, considerados prioritários, são os trabalhadores de saúde, idosos de 60 anos ou mais, povos indígenas, população privada de liberdade e funcionários do sistema prisional, crianças de 6 meses a menores de 6 anos de idade, pessoas com deficiência, gestantes, mulheres que deram a luz há até 45 dias, adultos de 55 a 59 anos, professores das escolas públicas e privadas, força de segurança e salvamento, pessoas portadoras de doenças crônicas não transmissíveis e adolescentes e jovens de 12 a 21 anos sob medidas socioeducativas.

As pessoas inclusas nos grupos prioritários devem procurar as doses contra Influenza na UBS mais próxima a sua residência. Em Dourados a Secretaria Municipal de Saúde oferta a vacinação em todas as unidades de saúde, exceto nas unidades do Cachoeirinha, ESF Vila Índio e Santo André, pois estas unidades são referências para os atendimentos de pacientes com SRAG (Síndrome Respiratória Aguda Grave).

O gerente ressalta que diante do momento de pandemia do coronavírus é necessário que a população se atente às recomendações do Ministério da Saúde, para que evite aglomerações.

Ainda conforme o Núcleo de Imunização, ainda não é possível precisar se após a campanha as doses de vacinas contra Influenza continuarão sendo disponibilizadas nas Unidades Básicas de Saúde, o que depende ainda de determinação de do Ministério da Saúde. 

Comentários
Os comentários ofensivos, obscenos, que vão contra a lei ou que não contenha identificação não serão publicados.