Obra abandonada de creche no Jardim Guaicurus tem materiais de construção furtados

Além da falta da creche, moradores sofrem com a ausência de posto de saúde e de asfalto

  • Alexandre Duarte

Criminosos estão se aproveitando do abandono na obra do Ceim Jardim Guaicurus para furtar materiais de construção. É o que relatam os moradores do bairro. Após a denúncia feita através do canal de reclamações da 94FM, a redação foi até o local e constatou a falha, com diversos materiais novos em seu interior sem nenhuma proteção (fotos no final do texto). Na ocasião, não tinha ninguém no local.

A obra orçada em R$ 1.162.595,00 (um milhão, cento e sessenta e dois mil, quinhentos e noventa e cinco reais) deveria ter sido concluída em dezembro de 2012, mas passados quatro meses, ainda não há previsão de quando será inaugurada. Conforme dados expressos na placa afixada em frente à obra, o novo Ceim beneficiaria 10 mil pessoas e geraria 25 empregos.

No local a redação da 94FM encontrou no interior da obra, vários materiais de construção novos, ainda sem utilização, tais como: tijolos, portas, pias, balcões de granitos, entre outros. Uma moradora que reside nas proximidades do local alegou que os furtos ocorrem à noite, quando uma Toyota Hilux chega até o local e habitualmente sai carregada.

“O pessoal que trabalha na obra fala que não estão recebendo. Dia de domingo é só vocês virem aqui que vão ver eles fazendo churrasco. Não sei se eles tem alguma coisa a ver com esses roubos, é tudo muito suspeito”, disse a moradora que pediu para não ser identificada, temendo represálias.

Já a cozinheira Célia Ramiro, moradora do bairro há 12 anos, reclama também da falta de asfalto. “Eu fui uma das primeiras pessoas que veio morar aqui, não tinha nada quando cheguei. Mas já passou quase 10 anos e a coisa continua igual. Se a prefeitura não pode asfaltar, deveria pelo menos cascalhar, isso já ajudaria muito a gente, ninguém suporta mais esse lamaçal”, reclamou.

Ainda segundo Célia, as mães do bairro Jardim Guaicurus precisam levar as crianças até a creche de um bairro vizinho, o Colibri, porém, a maioria não consegue vagas.

A redação tentou por diversas vezes contato com a secretária de educação, a administradora de empresas Marinisa Mizoguchi. Várias tentativas foram feitas para o número 3411-7606, mas ninguém atendeu a chamada.

Veja mais fotos: