Paciente de 70 anos com Covid-19 recebe alta após ficar 16 dias internada em Dourados

Com a finalização da quarentena da idosa, todos os pacientes diagnosticados com Covid-19 em Dourados são considerados curados.

  • Karol Chicoski
Rosa Maria da Silva Moutinho, de 60 anos - Foto: Reprodução/Facebook
Rosa Maria da Silva Moutinho, de 60 anos - Foto: Reprodução/Facebook

A paciente Rosa Maria da Silva Moutinho, de 70 anos, que estava internada no Hospital Santa Rita de Dourados desde o dia 14 de abril com diagnostico do novo coronavírus (Covid-19), recebeu alta nessa quarta-feira (29). Ela chegou a ficar três dias na UTI (Unidade de terapia intensiva), mas não precisou ficar entubada.

Quando ela recebeu alta, na noite de ontem, foi recepcionada por funcionários do hospital, que estavam alinhados, batendo palmas, enquanto ela passava em uma cadeira de rodas. Enquanto isso, no final do corredor, a filha dela, Rosana da Silva Moutinho, de 37 anos, aguardava com balões e um cartaz com a escrita: "Saudades. Te amo!". Um vídeo foi publicado no Facebook da unidade hospitalar, mostrando o momento em que a idosa recebe alta. (Veja abaixo).

Dona Rosa e a outra filha,  Rosangela da Silva Moutinho, de 48 anos, de Campo Grande, viajaram para o Rio de janeiro e testaram positivo para o novo coronavírus no dia 14 de abril. Já a Rosana, que também foi diagnosticada com Covid-19,  ficou em isolamento domiciliar em Dourados.

Para a reportagem da 94FM, a filha da dona Maria falou da doença e comentou sobre a importância em se cuidar. “O negócio é muito sério e a gente precisa levar com muita responsabilidade, porque a minha mãe ficou muito tempo sozinha. A mãe de repente ficou ruim e de repente estava sozinha e isolada, sem ninguém, e isso fez a diferença, entender a importância de quem está junto dela de verdade. Foi tudo muito difícil... essa doença é muito traiçoeira... a mãe estava se recuperando, de repente piorou e vimos a mãe à beira da morte. É muito medo de não conseguir nem se despedir”, disse.

Rosana falou que teve dor de cabeça, dor nos olhos e no corpo, náusea, confusão mental, tosse seca e falta de ar. ela disse que os sintomas apareceram depois de três dias. "Foram dias difíceis, principalmente porque não estávamos em casa só por causa da quarentena, estávamos em isolamento domiciliar porque estávamos doentes”.

Com a finalização da quarentena da dona Rosa, Dourados não tem mais pacientes infectados com Covid-19. Das 12 pessoas diagnosticadas com a doença no município, 11 estão curadas. O outro caso é de um douradense, que pegou a doença fora de Mato Grosso do Sul e morreu no Tocantins no último dia 25. Apesar do óbito ter ocorrido no Tocantins, o caso foi registrado em Dourados.

Dona Maria e as filhas: Rosangela da Silva Moutinho, 48 anos, (Ela é de Campo Grande e também teve Covid-19) tb foi um caso positivo) Rose da Silva Moutinho Braga, 41,  Roberta da Silva Moutinho, 36, e Rosana da Silva Moutinho , 37
Dona Rosa e as filhas: Rosangela da Silva Moutinho, 48 anos - ela é de Campo Grande e também teve Covid-19), Rose da Silva Moutinho Braga, 41, Roberta da Silva Moutinho, 36, e Rosana da Silva Moutinho , 37 (também teve confirmação da doença).


Coronavírus em MS

O número de pessoas infectadas com Covid-19 em Mato Grosso do Sul subiu para 249 ontem (29), de acordo com informações do último boletim epidemiológico, com dados até as 10h de hoje.

As últimas confirmações foram registradas em Três Lagoas, município com 96.341 habitantes. Entre ontem e hoje, Três Lagoas registrou nove casos do novo coronavírus. Os pacientes têm entre 19 e 70 anos. Quatro deles não sabem como pegaram o vírus, o restante teve contato com pessoa infectada. Todos eles, duas mulheres e sete homens, estão em isolamento domiciliar. Agora, a cidade contabiliza 50 casos confirmados de Covid-19.

Três Lagoas é o segundo município de MS com mais casos confirmados, ficando atrás apenas de Campo Grande, que tem 128 confirmações. 

Conforme o boletim, do total de pessoas com Covid-19 em MS, 95 estão em isolamento domiciliar, 13 seguem internadas e 132 são consideradas curadas. Ainda conforme os dados, nove pessoas morreram por Covid-19 no Estado. 

Comentários
Os comentários ofensivos, obscenos, que vão contra a lei ou que não contenha identificação não serão publicados.
  • Fernando Barbosa de Rezende Barbosa Rezende

    Fernando Barbosa de Rezende Barbosa Rezende

    Parabéns pela reportagem. Simplesmente fantástica. Muito boa. É preciso ter em mente que vamos constantemente conviver com coronavirus, ou covid-19 ou pandemia como divulgado. Com os cuidados de sua saúde. E não esperar para o governo cuidar de cada pessoa. Tocando o barco em frente.

  • jose

    jose

    Pois, uns fazem o máximo para se cuidar, outros pressionando para o comércio funcionar. Mas onde está a fiscalização do comércio da periferia, têm comerciante que parece um elefante espirrando e tossindo em cima de tudo, se for para ser assim vamos acabar com o Isolamento e pronto. Comércio fica bem na frente de uma escola.