Pais de alunos protestam contra a falta de infra-estrutura na Escola Frei Eucário (veja vídeos)

Manifestantes alegam que reforma geral do prédio foi prometida pelo prefeito Murilo Zauith durante a campanha de 2011

  • Alexandre Duarte

Alunos e professores da Escola Municipal Frei Eucário, no Jardim dos Estados, em Dourados, protestaram na manhã desta segunda-feira (12) contra a precariedade da infra-estrutura da escola. Pais e professores cobram uma reforma geral ou a construção de uma nova escola, prometida, segundo eles, por Murilo Zauith durante a campanha eleitoral de 2011.

Pais de alunos denunciam a situação precária da Escola Municipal Frei Eucário Schimitt

Conforme Ataulfo Stein, representante da Secretaria de Educação, o problema tem origem no abandono de administrações anteriores e que ele [Ataulfo], só tomou conhecimento do problema em abril desde ano. Aos manifestantes, Stein garantiu que conhece muito bem os tramites da máquina municipal, como também a estadual e a municipal, e baseado nesta premissa diz que a reforma não sai em menos de dois anos.

“Eu conheço o projeto e dialoguei com o MEC [Ministério da Educação], desde abril me ocupo com isso. Mas em menos de dois anos não vai sair devido a burocracia deste país. A primeira idéia nossa foi alugar um outro prédio para mudar a escola, enquanto a reforma fosse feita, mas o ideal é demolir e fazer outra escola, porém, o único prédio que encontramos próximo ao local foi locado para o instituto federal. Então digo que se vocês souberem de algum lugar disponível nos avisem”, disse.

De imediato, foi oferecido à APM (Associação de Pais e Mestres) R$ 9.700 para que fossem feitas medidas emergências, paliativas para amenizar a situação da escola. Porém, a quantia foi considerada irrisória tanto por professores, como pelos pais dos alunos e pelo Sindicato. Eles alegam que para uma escola com mais de 400 alunos precisaria de muito mais dinheiro.

Em fevereiro deste ano a redação da 94FM esteve na escola e constatou as denúncias feitas pelos funcionários, que reclamavam das inúmeras goteiras, do reboco caindo, raízes de árvores danificando o piso e até um muro da quadra na iminência de cair, entre outros problemas.

Pais de alunos

Usando o microfone, uma mãe de aluno diz que há três anos uma solução já foi prometida e é aguardada por todos. “Se não fizeram nestes últimos três anos, não acredito que fará no final do mandato. Isso é conversa, pois papel engole qualquer coisa que a gente jogar nele. O que nós queremos é uma ação do poder público para agora, nossos filhos estão estudando numa escola interditada e isso está ferindo o direito deles estudarem”, reclamou.

A manifestante reiterou que durante a campanha, o prefeito Murilo Zauith disse o bairro Jardim dos Estados teria uma escola nova. “Nós queremos ouvir algo concreto, queremos data e hora para começar essa reforma, papel e promessa já ouvimos em 2011 e até agora nada foi feito”, complementou.

A direção da escola disse à redação que o Corpo Bombeiros e a Vigilância Sanitária já negaram os vistos, alegando que o prédio não tem as míninas condições de segurança de abrigar uma escola.

Denúncia no Ministério Público

Ainda na manhã desta segunda-feira o grupo seguiu para o MPF (Ministério Público Federal), onde protocolou um uma denúncia/dossiê contra a prefeitura de Dourados, mostrando todas as irregularidades encontradas na escola.

Veja os dois vídeos a seguir. O primeiro com a reclamação de uma mãe e o segundo com a alternativa oferecida pela Secretaria de Educação.

Vídeo 01:


Vídeo 02: