Pais de alunos protestam contra decisão da Prefeitura de Dourados ao firmar convênio com Agepen

Pais de alunos da rede municipal e cidadãos colaboradores vão se reunir na Praça Antônio João no sábado (1°).

  • Karol Chicoski

Pais de alunos das escolas e Ceims (Centros de Educação Infantil do Município) de Dourados vão se reunir no sábado, dia 1° de setembro, na Praça Antônio João, em um protesto contra o convênio firmado entre a Prefeitura de Dourados e a Agepen (Agência Estadual de Administração do Sistema Penitenciário de Mato Grosso do Sul) para utilização de mão de obra de presos na rede municipal de ensino. No total, 50 internos, entre homens e mulheres, dos regimes aberto e semiaberto deverão prestar serviços de manutenção.

Hoje, às 13h30, os pais estarão na promotoria de Justiça para entregar a moção de repúdio. 

Saiba mais:
Pela mão-de-obra de presos nas escolas e Ceim’s, prefeitura pagará R$ 850 mil

Os pais dos alunos e cidadãos colaboradores explicaram que acreditam na necessidade de ressocialização dos detentos à sociedade e do desenvolvimento de políticas públicas para a manutenção da dignidade da comunidade carcerária, e nos benefícios de reeducação de presos para todos os setores da sociedade. Porém, de acordo um documento que a 94FM teve acesso, a prefeitura firmou o convênio no dia 06 de agosto de 2018 sem prévia consulta popular e principalmente da comunidade de pais de alunos em questão.

Eles também alegam que não foi apresentado à população de que maneira se dará o convênio e se haverá fiscalização em ambiente escolar para a segurança das crianças e adolescentes no horário de trabalho dos detentos. Lembrando que a escola deve ser um ambiente seguro para o desenvolvimento dos alunos. 

Matéria editada às 14h50 para informar que os pais transferiram o protesto, que seria realizado hoje, para sábado* (1°)**

Comentários
Os comentários ofensivos, obscenos, que vão contra a lei ou que não contenha identificação não serão publicados.
  • Maria

    Maria

    Boa colocação a do Renato Manfredini Júnior, a respeito de ser um serviço muito caro ao município, só acho que se estão para se ressocializar, deveria ser um trabalho gratuito, está saindo muito mais caro que um professor que se forma, trabalha e paga impostos.

  • Prieto

    Prieto

    Quanta inversão de valores!
    Levando um problema social para dentro de escolas e CEIM's, quantas pessoas qualificadas tbm precisando trabalhar, quantos pessoas desempregadas em Dourados, aposto que se a prefeitura oferecer a mesma quantia para os desempregados eles fariam o mesmo serviço.
    Com todo Respeito, mais lá não é lugar para esse tipo de pessoa, basta um deles para fazer uma tremenda k-gada, Deus me livre!
    Esse pessoal já que quer fazer parceria pq n fecha em, tapa buracos, carpir lote, fazer pavimentação.
    Eu como pai e certamente muitos pensão igual a mim, qual a segurança e confiança que devo ter deixando meu filho nessas situações, independente do comportamento do detento, não quero pagar pra ver uma tragédia acontecer, Como n existe pecadinho e nem pecadão, n justifica colocar essas pessoas para tal atividade, me desculpe os responsáveis pelo acordo, mais é de um vergonha imensa sem cabimento.

  • Fernanda

    Fernanda

    Leticia Oliveira MARcia leva pra casa de voces quem ta la seu marido seu filho? deve ter alguem para defender né so uma coisa a dizer
    nojo de quem defende essa pessoas se ta preso atoa nao foi com certeza e sobre fica em fila se um filho meu for preso mofa la mais nao vou e outra do educação para isso nunca acontece eu nao quero e nao aceito em escola por isso vamos lutar que trabalho vai pra usina br longe de meus filhos inocente

  • Roberto

    Roberto

    Depois a calhorda da prefeita diz que não tem dinheiro para dar aumento para os professores.

  • LILICA

    LILICA

    NÃO SOU CONTRA A RESSOCIALIZAÇÃO, MAS TEM TANTOS OUTROS LUGARES PARA ELE TRABALHAREM! TEM QUE SER JUNTO AS CRIANÇAS?!
    ME SINTO INSEGURA COM MAE DE ALUNO DA REDE MUNICIPAL.

  • jandira dos santos pedroso

    jandira dos santos pedroso

    estou no serviço sinto não poder participar desse ato de repudio

  • jandira dos santos pedroso

    jandira dos santos pedroso

    Temos que ir no MPF pra proibir isso e monstruoso quem vai trabalhar em paz com esse desatino coloquem eles em escolas particular

  • jandira dos santos pedroso

    jandira dos santos pedroso

    Bom dia È para isso que existe as ferias temos que preservar a integridade de nossos filhos temos tbm os tapa buraco que a prefeitura pode coloca-los

  • Bruna

    Bruna

    JURANDIR VOCÊ MERECE UM PREMIO PELO SEU COMENTÁRIO.
    hahaha Muito bom. Quem sabe assim os pais se preocupam agora com a EDUCAÇÃO E SEGURANÇA DOS FILHOS.

    APLAUSOS!!!

  • Leticia Oliveira

    Leticia Oliveira

    Bando de ignorante, reclamam q o preso serve só pra dormir e comer na cadeia, na hora q eles tem uma oportunidade de mudar de vida a sociedade acha ruim, bando de ignorante, hj vocês estão aí falando do preso, mais amanhã pode ser vc lá na fila indo visitar seu filho, prestem atenção pq aqui se faz aqui se paga, fiquem espertos, e outra coisa hj em dia as crianças são estrupadas dentro de suas próprias casas, agora querem achar ruim pq o preso vai estar lá trabalhando?! Pensam bem o que estão falando, todos tem o direito de mudar!!!!!!!!!!

  • Santos

    Santos

    Essa Marcia é puxa saco deve ser cargo upiran ou da Délia. Ta com pena coloca na sua casa para trabalhar

  • Sula morel

    Sula morel

    Não sou contra a os presidiários trabalharem... Mas daí colocarem nas escolas e ceim, locam onde nos deixamos nossos filhos para a construção de um futuro. Onde achamos que nossos filhos estão seguros e agora vão tentar colocar essas pessoas lá. Isso é inaceitável. Eu tenho um filho na escola e no ceim. Sou contra essa medida.. Tem muito outros setores para colocarem. Coloquem em outro lugares menos em ceim e escolas. Jamais me sentirei segura deixando meus filhos onde está a presença dessas pessoas de conduta duvidosas com tantas tragédias acontecendo à nossa volta... Não aceito. Não aceito. Sou contra. E vou até as últimas consequências para que isso não aconteça...

  • Thiago

    Thiago

    Ficam espertos pais,por que nos condominios que a gepem presta manutenção com presidiarios,tem meninas gravidas de presidiarios que trabalhão por la,isso aqui em Dourados.agora nas escolas temos que ficarem atentos e não aceitar isso

  • Sandra

    Sandra

    Porque não propõem esse convênio com as escolas particulares também?Onde estudam filhos e netos dos juízes,promotores, políticos e do pessoal da alta sociedade?Empresas privadas também podem ressocializar detentos.

  • FERNANDO LIMA AZEVEDO

    FERNANDO LIMA AZEVEDO

    Ressocializar tudo bem...coloca na limpeza das nossas praças. Ruas. Parques e avenidas de dourados. Agora é certo ressocializar um traficante em uma escola ? Ou um estrupador ou homicida ?
    Na minha opiniao ele tem que trabalhar sim. Mas nao em escolas...

  • Renato Manfredini Júnior

    Renato Manfredini Júnior

    Essa administração não da uma dentro só tiro no pé. A Prefeita está bem de secretários cada um mais perdido que o outro. É isso que da fazer compromisso com políticos e não com pessoas técnicas e qualificadas tem tanto lugar para colocar gente para trabalhar vão me colocar em escolas e ceim. E o pior que não é de graça vai custar uma grana preta. Deve ter sobrado do Fundeb pois não deram aumento aos professores.

  • Marcia

    Marcia

    Creio que o preconceito esteja latente, mas sejamos honestos quantos pais de crianças matriculadas em nossas escolas estão encarcerados, maior problema da população é achar que uma ação positiva dessa é algo terrível, horrível é falta de médicos, de vagas nas escolas, de notícias de desvio. O secretário é um homem da justiça também e sabe o que faz.

  • Cibelle

    Cibelle

    Parabéns Pais !! Até que enfim resolveram fazer algo, espero que consigam enxergar o caos que a educação municipal se encontra e se posicionar, não apenas ficar reclamando quando os professores entram em greve por melhores condições de trabalho.

  • Jurandir

    Jurandir

    Enquanto isso lá na Cidade de Dourados os Pais Parecem que Acordaram e estão fazendo Reivindicações, KKKKKKKK, quando são chamados para juntamente com os educadores tentar melhorar as coisas, DORMEM em Berço Esplêndido, mas agora só foi falar que presidiários vão para as Escolas e Ceins virou o Disco né, Agora Despertaram o Braço Forte, e Filho teu não Foge a Luta, Chegou a hora dos educadores se manifestarem com Cartazes ou outro adereço pedindo que os pais vão trabalhar e não atrapalhar o bom andamento das coisas.

  • Magna

    Magna

    Senhor secretario e Senhora prefeita, coloca os presidiários para limpar e colaborar no gabinetes de vocês, ótima ideia!, afinal são adultos e podem se defender, não "crianças e adolescentes", vocês não tem noção do que fazem!

  • Weslley

    Weslley

    Vamos lá! Limpeza e pintura de Prefeitura, Câmara Municipal, canteiros de obras Municipais, vias públicas, praças, guarda municipal, Imam, enfim, são vários e vários os órgãos que caberia a mão de obra dos presidiários. A atitude é maravilhosa, realmente eles tem que trabalhar sim, porém, teriam que ter diminuição de pena ou ter uma pena mais amena como retribuição, agora desembolsar dos cofres públicos, ou seja, meter a mão no NOSSO dinheiro pra pagar por quem escolheu uma vida errada, sendo que existem vários e vários pais e mães de família desempregados esperando uma oportunidade pra conseguir um emprego temporário que seja? Acredito eu que a Sra Prefeita e o Sr secretário de educação estão esquecendo que vocês são FUNCIONÁRIOS PÚBLICOS. Sabem o que isso significa? Estão aí porque o povo direta ou indiretamente lhes puseram aí, e como tal, devem pedir autorização ao povo pra tomar decisões principalmente quando forem baseadas na segurança de nossos filhos. Tomem ciência de que vocês não são autoridades. Fazem contratos ás escuras, com dinheiro que não é de vocês e pra reformar escolas nunca tem, os professores vivem de greve porque a Prefeitura não cumpre sua parte. Patrolamento sobe mais de meio milhão e tem dinheiro? Quase 1 milhão pra pagar presidiário tem dinheiro? Pra campanha do filho também tem né? Ainda bem que a culpa de você estar aí Sra prefeita, não é minha.

  • Santiago

    Santiago

    Sem noção esse secretário! Nada contra mas coloca esse pessoal para trabalhar em outro local.

  • João V

    João V

    Concordo com os pais. Todo mundo tem o direito de uma nova chance, de se ressocializar, porém de que forma isso será feito? Haverá fiscalização? Os pais tem direito de se preocupar sim, visto que diariamente existem noticias de semi abertos que voltam para as ruas e cometem assaltos,assasinatos, estupros. A prefeitura está tomando uma decisão muito seria e não esta tendo devido cuidado. Porque não começar a usar isso em outros locais como teste para depois quem sabe se tiver sucesso implantar em escolas com crianças.

  • anna

    anna

    Nossa ficaram loucos!!! Eu sou a favor a ressocialização dos detentos, mas não nas escolas só por Deus!!! São detentos e não consigo pensar que meus filhos estarão seguros me perdoem!! Acho que tem outras formas deles trabalharem!