Páscoa Pacijus: Crianças de Dourados festejam chegada dos ovos de chocolate

  • Assessoria/TJ-MS
Crianças tiveram uma tarde de recreação, receberam lanche e cada uma levou para casa o tão esperado ovo de chocolate (Foto: Divulgação/TJ-MS)
Crianças tiveram uma tarde de recreação, receberam lanche e cada uma levou para casa o tão esperado ovo de chocolate (Foto: Divulgação/TJ-MS)

Nesta quarta-feira (28) o coelho Justus e a equipe da Campanha Pacijus de Páscoa 2018, realizada pelo Tribunal de Justiça de MS, desembarcaram na comarca de Dourados para realizar a entrega dos ovos de Páscoa para 87 crianças das quatro instituições de acolhimento locais. Em clima de festa, a entrega foi feita no Parks & Games, no Shopping Avenida Center. 

As crianças tiveram uma tarde de recreação, receberam lanche e cada uma levou para casa o tão esperado ovo de chocolate. E tudo isso foi possível graças ao apoio da execução penal da comarca que, sob o comando do juiz Cesar de Souza Lima, da 3ª Vara Criminal de Dourados, destinou o dinheiro arrecadado das penas alternativas para custear a aquisição dos ovos.

Segundo o juiz, este é um projeto do judiciário que tem um cunho social muito grande, sobretudo no benefício de crianças. Cesar cita ainda que a execução penal mantém outros dois projetos em prol de crianças e adolescentes com recursos das penas alternativas, onde há o custeio de uma escola de tênis e de aulas de natação para crianças carentes e acolhidas.

O magistrado acredita que a preocupação com a primeira infância e o carinho com crianças carentes, vindo, muitas vezes, de pessoas que nem se imagina, surtirão efeitos no futuro, garantindo o desenvolvimento de adultos psicologicamente mais saudáveis, que possam seguir com sua vida, com autoestima elevada.

“Quando se tem pessoas em situação de risco, de abandono ou de violência, e há a ação de um órgão público como o judiciário que, a priori, apenas aplica penas demonstrando um outro vértice, de trabalho e cuidado especial com este público, isso gera uma reação. Para qualquer adolescente ou criança que receba um presente em uma das datas comemorativas, contempladas pelas campanhas do Pacijus, o significado é de que eles não são importantes para o judiciário apenas enquanto números ou processos e sim indivíduos. E, as vezes, o importante para eles não é nem o presente em si, mas a atenção e o cuidado de ter sido lembrado”.

Além do magistrado, acompanharam as doações o promotor de justiça Fernando Jamusse e o Defensor Público Cícero Feitosa de Lima.

Saiba mais - Em um mês de arrecadação da campanha Pacijus de Páscoa, 781 crianças da Capital e das 26 comarcas cadastradas do interior foram atendidas.

O Pacijus é a união de esforços de pessoas e instituições que se preocupam em promover a solidariedade e nessa edição foram parceiros o Tribunal Regional Eleitoral de Mato Grosso do Sul (TRE-MS), a Justiça Federal, o Ministério Público Estadual, o Cartório de Notas 5º Ofício, o Cartório Catizane 8º Tabelionato de Notas, o Sindijus, a Unisaúde, a VCP Perícia, a Softplan, o Hospital do Coração, o jornal O Estado, o Lions International e o Moto Clube HOG.


Comentários
Os comentários ofensivos, obscenos, que vão contra a lei ou que não contenha identificação não serão publicados.
  • Franciele

    Franciele

    Sugestão: nessas ações incluir as crianças que vão para as portas dos presídios visitar seus pais... com o objetivo de levar solidariedade aquelas crianças q por estarem visitando seus pais já são vistas pela sociedade não com tão bons olhos.