Pista do aeroporto fica as escuras e voos são cancelados em Dourados

Segundo testemunhas, mais de 30 pessoas foram prejudicadas com o cancelamento. Passageiros foram remanejados para Campo Grande

  • Alexandre Duarte

Dezenas de pessoas que embarcariam no voo da Azul na madrugada desta segunda-feira (22), ficaram a ver navios no aeroporto, pois a aeronave não pode pousar devido a falta de luminosidade na pista. Segundo o responsável pelo aeroporto, a falha foi ocasionada pelo rompimento de um cabo elétrico.

Conforme o relato de passageiros que aguardavam o embarque nesta madrugada, mais de 30 pessoas tiveram seus compromissos cancelados. A acadêmica de biologia Rosane Johann Braun, 31 anos, chegou ao aeroporto às 02h30, para fazer o check-in e embarcar às 03h30, porém, foi surpreendida com a informação de que o voo havia sido cancelado.

“Cheguei às duas e meia para check-in e fomos informados pela Azul que os aviões não estavam pousando desde à tarde, pois as luzes da pista não estavam ascendendo. Então a Azul nos colocou em um ônibus leito que já estava nos esperando. Chegamos às 08h30 da manhã em Campo Grande e ainda estou aqui no saguão do aeroporto aguardando o embarque”, relatou a acadêmica do curso de biologia.

Rosane explica que tinha como destino a cidade de Gramado-RS, onde irá participar de um congresso. “O congresso começa amanhã, mas queria chegar um dia antes para conhecer a cidade. Se tudo tivesse dado certo eu teria chegado às 09h30 da manhã desta segunda-feira em Gramado. Caso eu tivesse sido avisada com antecedência sobre o problema, teria ido pegar o voo em Campo Grande”, reclamou.

Prefeitura

Segundo Juliano de Almeida Domingos, diretor de departamento aeroportuário da prefeitura de Dourados, o problema foi ocasionado pelo rompimento de um cabo elétrico no transformador que alimenta a iluminação da pista.

Ainda conforme o responsável, o motivo do cancelamento dos vôos foi por questão de segurança, já que o pouso no aeroporto de Dourados é visual, logo, sem a iluminação a aterrisagem seria muito arriscada. “Detectamos o problema por volta das 20h de ontem e rapidamente avisamos a companhia área. Mas infelizmente a manutenção somente pode ser realizada na manhã desta segunda-feira”, explicou.

Porém, segundo outra passageira prejudicada, a biomédica Daiane Martini, também tinha como destino a cidade de Gramado-RS, os passageiros não foram avisados com antecedência sobre o cancelamento. Segundo ela somente foram informados do problema quando chegaram ao aeroporto para fazer o check-in.

A redação tentou contato com a assessoria da Azul Linhas Aéreas, mas até o fechamento deste texto não havia conseguido.