PM de Dourados matou 4 em confrontos
Com 30 bocas de fumo fechadas desde o início do ano, 3º Batalhão de Polícia Militar estima ter dado prejuízo de R$ 1 milhão para traficantes

O 3º BPM (Batalhão de Polícia Militar) informou nesta sexta-feira (13) que desde o início do ano quatro pessoas morreram em confronto com policiais em Dourados. Nessas ocasiões, segundo divulgado pelo comando do batalhão, os militares “fizeram prevalecer a ordem pública, se utilizando das técnicas necessárias para sessar a ação desses criminosos”. Neste período, a corporação também já fechou 30 bocas de fumo em Dourados e região. Esse termo refere-se a locais onde ocorrem vendas de drogas.
Com as apreensões também realizadas no Terminal Rodoviário Renato Lemes Soares, os militares estimam terem desfalcado o tráfico de droga sem aproximadamente R$ 1 milhão neste período. No balanço divulgado hoje, a PM detalha já ter apreendido 448 quilos de maconha, 2,9 quilos de cocaína, 28 gramas de pasta base de cocaína e 1 quilo de haxixe.

Além de Dourados, o batalhão também é responsável pelo policiamento nos municípios de Caarapó, Itaporã, Douradina e Laguna Carapã. “Do dia 01 de janeiro a 10 de abril de 2018 foram realizadas quase 12 mil abordagens a pessoas e aproximadamente 8 mil abordagens e vistorias a veículos resultando em 168 recolhimentos de veículos ao pátio do DETRAN e a recuperação de 49 veículos roubados ou furtados dentro e fora do estado”, detalha a corporação.
Em meio a essas ocorrências, 118 foragidos foram capturados e houve a apreensão de 24 armas de fogo e 20 armas brancas. Além disso, 271 acidentes de trânsito, dos quais seis com vítimas fatais, tiveram ação da PM de janeiro até agora. “Neste mesmo período foram lavradas 4.447 notificações de infrações de transito em toda a área do 3º BPM”, pontuam os militares.
“Nosso planejamento ordinário para os 100 primeiros dias do ano, somado ao investimento em viaturas feitos pelo Estado e aos cursos de formação de cabos e sargentos realizados em Dourados, proporcionaram atingir e superar as metas propostas, desarticulando várias bocas de fumo e retirando grande quantidade de droga das ruas de Dourados, capturando um grande número de foragidos da justiça e recuperando a maioria dos veículos furtados ou roubados em nossa cidade, o que trouxe um fechamento satisfatório para esse período”, afirmou o comandante do 3º BPM, tenente-coronel Carlos Silva, que avalia ter cumprido as metas estabelecidas para o período.
Os militares destacam a realização de 189 operações entre blitz, arrastão e saturação, além de 132 ações “em apoio a outros órgãos da administração municipal e estadual, conduzindo 492 pessoas para as delegacias da região, sendo dessas 212 autuadas em flagrante”.
“Equipes da companhia de guarda e escolta apoiada pelas demais equipes do 3º BPM realizaram 1.219 escoltas de internos da PED para audiências, julgamentos e atendimento médico.