PMA rebate crítica sobre captura de onça: 'nosso trabalho primordial é fiscalização'

Capitão da Polícia Militar Ambiental avaliou sucesso da operação na qual disse ter como objetivo garantir segurança do animal e das pessoas

Após ser capturada, onça deverá ser levada para tratamento na Capital (Fotos: Adilson Domingos)
Após ser capturada, onça deverá ser levada para tratamento na Capital (Fotos: Adilson Domingos)

Envolvido na operação de captura da onça-parda encontrada em um bairro da área urbana de Dourados, o capitão Matheus Taniguchi, da PMA (Polícia Militar Ambiental), rebateu críticas sobre a atuação nesse caso que se estendeu por mais de 24 horas e explicou que a função primordial da corporação é fiscalizar.

Leia também:

-Vídeo mostra captura de onça encontrada na área urbana de Dourados (assista)

Nesta quarta-feira (31), logo após a captura do animal que estava desde às 12h de terça-feira (30) sobre um pé de jaca na Rua Santos Dumont, na Vila Rosa, o militar ressaltou que sua missão era garantir a segurança do felino e das pessoas que se aglomeraram para assistir a ocorrência.

Equipes da Polícia Militar Ambiental isolaram área onde onça foi encontrada (Fotos: Adilson Domingos)
Equipes da Polícia Militar Ambiental isolaram área onde onça foi encontrada (Fotos: Adilson Domingos)

"Não somos uma polícia especializada nessa situação de animal silvestre, nosso trabalho primordial é a fiscalização. A nossa missão aqui era conter a área, isolar, manter a segurança do animal e da sociedade, e essa tarefa foi feita por mais de 24 horas com bravos policiais militares de folga que também vieram aqui e conseguimos êxito no trabalho", afirmou.

Taniguchi agradeceu a colaboração de civis veterinários e zootecnistas que desde o início da operação presaram auxílio. O capitão avalia que as críticas partem de quem não conhece o trabalho da PMA.

Vídeo mostra momento da captura da onça; assista: 


"Recebemos um pouco de críticas de pessoas que não têm tanto conhecimento da missão da Polícia Ambiental. Acham que só porque apareceu um animal silvestre na cidade a competência da Polícia Ambiental é pegar. Mas quem acompanhou nosso trabalho viu que a gente cercou o animal e em momento nenhum encostamos na onça. Porque não é nossa atribuição, não é nossa responsabilidade, se a gente tiver tentando fazer alguma coisa que não cabe a nós a gente está usurpando a função ambiental", pontuou.

Cerco a onça encontrada em bairro de Dourado durou pelo menos 24 horas (Fotos: Adilson Domingos)
Cerco a onça encontrada em bairro de Dourado durou pelo menos 24 horas (Fotos: Adilson Domingos)
Segundo o militar, esse caso da onça encontrada na área urbana de Dourados é competência do Cras (Centro de Reabilitação de Animais Silvestres), que também atuou nessa ocorrência.

"Essa competência é do Cras, Centro de Reabilitação de Animais Silvestres, que assim que solicitado - a gente informou ele assim que soubemos da onça -, eles se planejaram, tiveram aqui e desempenharam um trabalho excelente e graças a Deus o animal foi resgatado e agora vai ser tratado e devolvido à natureza", informou. (Colaborou Adilson Domingos)

Vídeo mostra outro ângulo da captura; assista: 


Comentários
Os comentários ofensivos, obscenos, que vão contra a lei ou que não contenha identificação não serão publicados.
  • Maria

    Maria

    só queria dar os Parabéns, muito bem feito o trabalho e com muita segurança