Por falta de vaga em creche mãe deixa filho na Secretaria de Educação

Ela explicou que atitude foi uma última medida de desespero para chamar atenção

A cozinheira Cleonilde Alves da Silva, de 37 anos, tomou uma medida desesperada na manhã desta quinta-feira (20), depois de inúmeras tentativas de conseguir uma vaga na creche para o filho de 4 anos. Sem poder levar a criança para o trabalho ela o deixou na Secretária Municipal de Educação, aos cuidados da coordenação. “Meu patrão disse que não posso mais levar ele, lá é pátio para carretas, é muito perigoso. Tento uma vaga há meses, o que eu fiz foi uma atitude desesperada de uma mãe que depende da vaga para continuar trabalhando”, declarou.

Moradora do Canaã I, ela conta que no começo levava o filho, mas, que ele tinha que dormir no chão já que o ambiente não é apropriado para uma criança. Segundo Cleonilde ela chegou a chorar e implorar, mas a Secretaria nunca cumpria o prometido de resolver o caso. “Quando deixei meu filho eles ainda me ameaçaram disseram que iam mandar meu filho para um abrigo”, explicou.

Depois de deixar a criança ela procurou o conselho tutelar para explicar a situação e pedir ajuda. “O conselho me disse que não tem como me ajudar, que antes a prefeitura cedia 100 vagas para que eles ajudassem famílias como a minha, mas, que até isso foi tirado”, desabafou. A redação da 94FM tentou contato com a secretaria, mas ninguém atendeu.

Conforme dados divulgados pela assessoria da Prefeitura Municipal, Dourados te hoje um déficit de 2 mil vagas em CEIM (Centro de Educação Infantil Municipal). Recentemente a Associação de Pais e Mestres da unidade Esther Gomes Erges, do Jardim Flórida I, fez um abaixo assinado para reivindicar o não fechamento da unidade de ensino. 146 crianças devem ser transferidos para o Ceim Maria de Nazaré, no mesmo bairro, no mês que vem. Os pais querem que as duas unidades sejam mantidas, tendo em vista que muitos ainda aguardam uma vaga. Mesmo assim a prefeitura diz que não tem recursos suficientes.

Recursos

O deputado federal Marçal Filho (MS) garantiu no ano passado R$1,2 milhões para a construção de duas creches em Dourados, o recurso é fruto de uma emenda individual apresentada pelo parlamentar ao Orçamento Geral da União de 2012 que destinou para a construção de um Centro de Educação Infantil Municipal (CEIM) no Jardim Monte Carlo e outro no Joquei Clube.