Por passe livre, manifestantes acampam no plenário da câmara

Manifestantes afirmam que só deixam o local quando o prefeito comparecer pessoalmente com uma proposta efetiva

  • Alexandre Duarte

Na noite de ontem (04), à partir das 18h, manifestantes dos movimentos estudantis e dos trabalhadores lotaram o plenário da câmara mais uma vez. Como já havia sido combinado dias atrás, no dia 04 de julho se encerrava o prazo para a prefeitura apresentar propostas concretas para atender as reivindicações, entre as quais estão o passe livre a municipalização do transporte público em Dourados.

A tribuna do legislativo municipal foi utilizada por vários representantes dos movimentos e por funcionários da prefeitura. Com a ausência do prefeito Murilo Zauith, que não compareceu e não se deu ao trabalho de justificar, as esperanças dos manifestantes recaíram sobre a fala do ex-vereador Walter Hora, atual diretor da Agetran (Agência de Transporte e Trânsito).

Porém, o diretor decepcionou o público e durante mais de 10 minutos no uso da tribuna, não apresentou propostas concretas e saiu vaiado. Os manifestantes também vaiaram o representante do Ministério Público Estadual, antes mesmo que o promotor tornasse pública a sua proposta.

Já o representante da empresa Medianeira não disse uma palavra durante toda a audiência, contudo, foi alvo de inúmeras críticas dos manifestantes que usaram a tribuna, como também dos que permaneceram no plenário.

Os 19 vereadores também estiveram presentes na ocasião, mas com exceção do presidente Idenor Machado, não usaram a palavra. O deputado Geraldo Resende chegou a compor a mesa, porém, abandonou o evento logo após as primeiras vaias a outros políticos.

Ao final da audiência os manifestantes julgaram os resultados insatisfatórios e resolveram acampar na câmara, enquanto aguardam uma efetiva proposta por parte da prefeitura.

Universitários e trabalhadores armaram barracas, compraram comida e garantiram que não deixarão o local sem uma solução.