Posto suspende serviços por falta de materiais de saúde em Dourados

Falta de médicos e materiais de saúde são as principais reclamações da população dos postos de Dourados.

  • Karol Chicoski
Cartaz informa serviços interrompidos por falta de material de saúde (Foto: divulgação/94FM)
Cartaz informa serviços interrompidos por falta de material de saúde (Foto: divulgação/94FM)

As reclamações dos postos de saúde de Dourados são diárias. Falta de médicos e materiais de saúde são as principais reivindicações da população no município. 

E no posto do Jardim Cuiabazinho a situação não é diferente. Uma ouvinte da 94FM enviou uma foto, através do WhatsApp (99955-9494), mostrando um cartaz colado na porta da unidade, informando que os serviços odontológicos, curativos, retirada de pontos, sutura e sondagem vesical estão suspensos devido à falta de material adequado para esterilização. A ouvinte, que reclamou da Prefeitura de Dourados por deixar chegar nessa situação, explicou que isso é um desrespeito com a população.

Outros casos

Outro caso denunciado recentemente foi no bairro Novo Horizonte, onde uma idosa, de 66 anos, disse que o posto de saúde não tem médico há um ano.

Já no início deste mês de abril, uma douradense chegou no posto de saúde do Jardim Guaicurús, para agendar uma consulta e se deparou com a Vigilância Sanitária interditando o local, por causa de infiltrações, além de grande quantidade de mofos nas paredes. As imagens e vídeos sobre a situação foram enviados para a 94FM e mostram as salas dos médicos, das vacinas e das reuniões, sendo interditadas.  

Em outra situação, a sala de esterilização do posto de saúde do bairro Altos do Indaiá foi fechado após a Vigilância Sanitária interditar o local depois de constatar infiltrações e grande quantidade de mofo nas paredes.


Comentários
Os comentários ofensivos, obscenos, que vão contra a lei ou que não contenha identificação não serão publicados.
  • Danilo

    Danilo

    Não se preocupem... agora tudo vai melhorar... ela ta detonando o PCCR dos servidores... que segundo ela onerava os cofres publicos... agora tendo tirado esse direito que por anos e após muita luta conseguimos... e que inclusive ela era favoravel... agora vai ter dinheiro pra tudo... por era isso que ela dizia..

  • José

    José

    Para não esquecer o Plano de Governo da Prefeita na área da Saúde - 2017 a 2020
    • Recuperação e implantação de Unidades Básicas de Saúde – UBS.
    • Implantação do Hospital da Criança.
    • Criação do Centro de Imagem de Dourados (tomógrafo, mamógrafo, ultrassonografia, ecocardiograma, endoscopia, colonoscopia, entre outros).
    • Desenvolver novos projetos e estudos de implantação de melhorias nos equipamentos e instalações existentes.
    • Reestruturar os serviços de pronto-atendimento, adequando-os às demandas das diferentes regiões, mantendo serviços 24 horas e compatíveis com as necessidades da população.
    • Promover melhorias no Serviço de Atendimento Móvel de Urgência – SAMU, tais como: capacitação continuada, compra e manutenção da frota, suprimentos e equipamentos.
    • Sistematizar o fornecimento de medicamentos gratuitos à população e divulgar a lista no site da Prefeitura Municipal.
    • Aprimorar os programas de atenção integral à saúde.
    • Fortalecer as ações de prevenção e realizar parcerias com organizações não governamentais para atendimento aos dependentes químicos e seus familiares.
    • Realizar mutirões de: procedimentos de baixa complexidade, ambulatoriais, exames laboratoriais e de imagem.
    • Integrar e informatizar todas as unidades de saúde pública com a implantação de sistema de gerenciamento do fluxo de atendimento na rede de saúde, integrando, inclusive com coleta de dados informatizada dos Agentes Comunitários de Saúde.
    • Fortalecer as equipes do Programa de Saúde da Família - PSF, priorizando os bairros de maior vulnerabilidade.
    • Ampliar quadro de médicos especialistas nas Unidades Básicas de Saúde.
    • Ações para o Hospital da Vida.

  • Rose

    Rose

    Vergonha aqui n santo andre nao tem pediatra tive. Q levar minha fikha agora p upa pois nao tenho transporte e condicoes agoravt sem sem saber como voltar p casa meu deus o que esta acontecendo santo andre sem medico uma recepcionista mau educafa msu olha na sua cara

  • Deblair

    Deblair

    na verdade nossa cidade está jogada as traças, não tem um vereador que aponta o dedo pra a prefeita pra questionar ela, tudo tem que depender do ministério público, os vereadores ganham bem e muito pra não fazerem nada

  • Felipe

    Felipe

    Srª Berenice, com todo respeito, mas não há mais o que se denunciar... não vejo ação efetiva de nenhum órgão fiscalizador. Essa Gestão está zombando literalmente na cara de todos os Douradenses que precisam do serviço público. Infelizmente muitos não se importam, ou por serem coniventes, ou por achar que não precisam. Que Deus ajude que não precisem mesmo, pois se precisar ficaram desamparados.

  • PU9LSM

    PU9LSM

    Todos os dias vejo uma notícia ruim sobre esse governo. Vai de mal a pior! Falta 02 anos...

  • Roberto Carlos Junior

    Roberto Carlos Junior

    Falta medicamento, falta educação, falta segurança. E sobra comissionados. Isso porque tem concurso em andamento. Gerente de Dourados não tá conseguindo gerenciar o CIRCO.

  • Berenice de Oliveira Machado Souza

    Berenice de Oliveira Machado Souza

    Júnior, entendemos sua indignação, entretanto, peço vênia para dizer que, parte de sua manifestação merece uma ressalva, se me permitir, pois o Conselho Municipal de Saúde é testemunha de que o Ministério Público Estadual com inúmeros procedimentos em aberto, seja Notícia de Fato, Procedimento Administrativo, Inquérito Civil, entre outras ações tramitando no Poder Judiciário, está lutando a favor da coletividade. Os membros do Conselho encontram-se, inclusive, há vários meses, realizando diligências, procedendo levantamentos junto às Unidades de Saúde, incluindo hospitais público e terceirizados, fiscalizando e tomando providências, por requisitação ministerial, além daquelas de ofício. Há de convir comigo, que é necessário que a população ao observar irregularidades de fato, seja realizada denuncia por escrito, com casos concretos e de fato, sem que seja denúncia anônima, por certo o MPE, terá como agir de forma mais enérgica, remindo o tempo de agonia da população que tanto contribui com seus impostos. Neste caso o MPE está atuando de fato e, para melhorar é preciso que o povo manifeste sim, além dos Conselhos e demais órgãos de Controle Social. Convido a visitar o Conselho de Saúde e testemunhar nosso trabalho e o que o MPE tem feito através dos colegiados. É que nem todo fruto é reconhecido e nem visto pelo povo, mas o trabalho está sendo realizado de forma satisfatória, muito mais do que esperávamos. Um abraço.

  • Junior

    Junior

    Dourados está uma vergonha não temos administração pública sem saude sem educação sem infra estrutura está faltando mas oq cadê o ministério público q não faz nada por que. Claro ele não dependem disso por isso não fiscalizam eles não precisam de posto de saúde publico nem de escolas públicas e de seus veículos quebrarem eles ganham muito bem para poder arrumar e são pagos com o dinheiro dos impostos q devemos pagar por se não ja viu.voce tem sua casa leiloada seu veículo e aprendido sua luz e cortada você fica sem água .Ate quando pagarem os sem retorno

  • Ozana Lopes da Silva

    Ozana Lopes da Silva

    Aki no posto de saúde do jardim água boa não é diferente falta tudu até álcool.