Prefeito destaca civismo e formação cidadã em Hora Cívica na Escola Sócrates Câmara

Na manhã desta quinta-feira (04), a Escola Municipal Sócrates Câmara, no bairro Jardim Canaã I, recebeu a Hora Cívica com apresentações do projeto Educart e participação da banda de música da 4ª Brigada de Cavalaria Mecanizada. O prefeito Marçal Filho esteve presente e falou aos alunos do Pré ao 5º ano sobre civismo, cidadania e valorização da educação.
Com o tema da Semana da Pátria “Independência para cuidar com amor e trabalho”, a iniciativa busca despertar o sentimento de patriotismo entre os estudantes da Rede Municipal de Ensino e incentivar o cuidado diário com a escola, a cidade e o país.
O prefeito falou que a ideia é fazer aflorar em todas as crianças o sentimento de brasilidade, de amor à pátria, à terra onde vivem, à cidade onde moram, ao Estado e ao país. “Esse cuidado começa no espaço escolar, mas precisa se estender às ruas, aos prédios públicos e também ser levado às famílias e amigos”, destacou.
Marçal ressaltou ainda a importância do resgate da autoestima de ser douradense e o trabalho desenvolvido em sua gestão. “Temos que ter orgulho da nossa cidade. Em apenas oito meses de administração, já conseguimos resgatar a autoestima da população. Hoje, os douradenses podem dizer com satisfação: eu sou de Dourados, uma cidade limpa, bonita e bem cuidada. Assim como acontece aqui na escola, que está cada vez mais aconchegante e receptiva, queremos que toda Dourados seja motivo de orgulho para quem vive aqui”, afirmou.
O prefeito também frisou as ações voltadas para a área da educação. “Estamos trabalhando para garantir uma educação de qualidade, valorizando os profissionais da rede e criando condições para que cada educador se sinta motivado em formar o futuro das nossas crianças”, completou.
O secretário de Educação, Nilson Francisco da Silva, reforçou que a Escola Sócrates Câmara é uma das 10 melhores do município, com nota 5,8 no Ideb, resultado de um esforço coletivo. Ele destacou ainda que o prefeito Marçal Filho, ao longo de sua trajetória política, já encaminhou recursos e projetos para a unidade escolar.
Outro ponto evidenciado pelo secretário foi o projeto Educart, desenvolvido pela Prefeitura no contraturno escolar, que oferece diversas modalidades esportivas e culturais aos alunos. “O Educart foi criado para dar oportunidades, afastando as crianças das ruas e proporcionando atividades que contribuem para o desenvolvimento integral. Estamos plantando nelas a semente do pertencimento e da cidadania”, explicou Nilson.
A diretora da escola, Fabiani Barcelos, agradeceu a participação dos alunos e reforçou a importância da valorização da pátria e do cuidado com o país.
HORA CÍVICA
A programação da Hora Cívica segue durante a semana. Nesta sexta-feira (05), a ação será realizada na Escola Municipal Indígena Agustinho, na Aldeia Bororó.
O ponto alto da Semana da Pátria será o desfile cívico de domingo, 7 de setembro, a partir das 8h, na Avenida Marcelino Pires, com a participação de 134 instituições, entre escolas, fanfarras, forças de segurança e entidades locais. O desfile é organizado pela Prefeitura de Dourados, 4ª Brigada de Cavalaria Mecanizada e órgãos municipais parceiros.