Prefeitura descumpre ordem judicial e processo seletivo segue suspenso

Juíza negou pedido da procuradoria do município para derrubar a suspensão de processo seletivo para contratação de professores temporários

Prefeitura de Dourados teve pedido negado pela Justiça por não cumprir determinação (Foto: A. Frota)
Prefeitura de Dourados teve pedido negado pela Justiça por não cumprir determinação (Foto: A. Frota)

A Prefeitura de Dourados foi repreendida por descumprir determinação judicial que estabelecia prazo de cinco dias para apresentação de relatório de vagas puras na rede municipal de educação. Em despacho proferido na sexta-feira (19), a juíza Dileta Terezinha Souza Thomaz também negou o pedido formulado pela procuradoria do município para que derrubasse a suspensão do processo seletivo para contratação de professores temporários.

Leia também: 

-Prefeitura de Dourados cria site para inscrição de professores temporários e dados sigilosos são expostos

Em trâmite na 6ª Vara Cível da Comarca desde outubro do ano passado, o processo número 0809414-80.2017.8.12.0002 foi movido pelo MPE-MS (Ministério Público Estadual). Originalmente, tinha com base denúncias apresentadas pelo Simted (Sindicato Municipal dos Trabalhadores em Educação de Dourados) sobre irregularidades nas contratações de profissionais temporários.

Ainda naquele mês o juiz José Domingues Filho, titular da 6ª Vara Cível, determinou a "exoneração de todos os servidores temporários contratados em vagas puras, bem como de servidores comissionados que estão exercendo funções iguais, equivalentes ou semelhantes a cargos efetivos" de professores (relembre aqui).

O magistrado determinou ainda "a nomeação, de acordo com a respectiva ordem, de tantos aprovados quantos necessários e suficientes para preenchimento das vagas puras ocupadas por servidores temporários, além do atinente às funções iguais, equivalentes ou semelhantes exercidas por comissionados, nos sobrecitados cargos/funções, convocando além do número de vagas previstos se necessário", além da "abstenção da prática de qualquer ato de nomeação ou contratação, a qualquer título, profissionais para atuar a título precário, fora das hipóteses legais".

Após essa decisão, houve um acordo judicial que possibilitou à prefeitura a abertura de processo seletivo simplificado para contratação dos professores temporários. Mais uma vez, contudo, irregularidades foram denunciadas e o MPE pediu sua suspensão.

Esse pedido foi acatado pela juíza Dileta Terezinha Souza Thomaz, em substituição legal na 6ª Vara Cível, no dia 10 de janeiro. Nessa mesma decisão liminar, a magistrada ordenou à administração municipal que, no prazo de cinco dias, apresentasse "o total detalhado de todas as vagas puras na rede municipal de educação", entre outras determinações.

No dia 16 passado, contudo, o procurador do município, Ilo Rodrigo de Farias Machado, apresentou as argumentações da administração municipal e pediu que a suspensão do processo seletivo fosse derrubada. Mas além de ter o pedido negado pela juíza, a Prefeitura de Dourados foi repreendida por não ter cumprido a ordem judicial expedida anteriormente.

"Novamente o Município não apresentou os dados determinados no item 2.a da decisão anterior. Isso porque ordenou-se a apresentação 'no prazo de cinco dias do total detalhado de todas as vagas puras na rede municipal de educação'", pontuou a magistrada. "Destaca-se a petição de f. 1945-1947, a despeito de informar atos de convocação de aprovados em concurso não apresentou o relatório de vagas puras existentes na municipalidade, como já determinado na decisão inicial, muito menos atendeu o que estava disposto no acordo firmado".

A juíza destacou ainda "que a palavra relatório traz o significado de 'conclusões às quais chegaram os membros de uma comissão (ou uma pessoa) encarregada de efetuar uma pesquisa, ou de estudar um problema particular ou um projeto qualquer'" e "representa ainda a 'exposição pela qual uma pessoa apresenta o essencial de sua própria atividade ou de um grupo ao qual pertence'", "retratando 'conjunto de informações utilizando para reportar resultados parciais ou totais de uma determinada atividade, experimento, projeto, ação, pesquisa, ou outro evento que esteja acabado ou em andamento'".

"Entrementes, todos os documentos acostados pelo Município até aqui não se subssumem nessa definição. Pelo contrário, mostram-se como uma série de comunicados e pedidos de informações, bem como de publicações em diário oficial, que não guardam qualquer relação com o que se pretende com relatório detalhado das vagas puras existentes na rede municipal de ensino", consta no despacho do dia 19 passado.

Comentários
Os comentários ofensivos, obscenos, que vão contra a lei ou que não contenha identificação não serão publicados.
  • Emerson

    Emerson

    Isso mesmo DANIELLY, venho comentando isso a tempos, muitos dos que foram convocados não assumiram as Vagas, e alguns até exoneração já pediram tamanha a palhaçada que virou essa administração, passei para Ass ADM, e dos convocados 10 não assumiram e outros 3 já pediram exoneração, só ai são 13 vagas puras, e ai, onde estão, pq não foram chamados os próximos aprovados, são 13 vagas que com certeza estão em aberto, ou não, devem ter sido preenchidas com DGAs com certeza, concurso não vale pra M... nenhuma mesmo aff...

  • Larissa

    Larissa

    #R2vagapura

  • Danielly

    Danielly

    Além das vagas existentes tem outra controvérsia nem todos que foram chamado assumiram o concurso e onde foi parar essas vagas que também não foram assumidas? Por que não deram continuidade na lista de aprovados? É um erro atrás do outro.

  • Paulo César Diniz Viana

    Paulo César Diniz Viana

    Saiu uma publicação no Diário Oficial do município do dia 07-06-2017, onde consta a existência de pelo menos 10 vagas puras (227 horas) para PROFESSOR DE LINGUA PORTUGUESA.Nesta publicação saiu o nome de pessoas contratadas temporariamente nas vagas puras. O Diário está disponível para consulta no link http://do.dourados.ms.gov.br/Confiram:página 2, 4, 7, 10, 15, 20 (duas nessa pg), 21, 25, 30.O único jeito de extinguir estas vagas é realizando as nomeações. Foram feitas algumas *mas não todas*!Onde estão estas VAGAS PURAS??? #Artigo 37 da Constituição Federal. #improbidade administrativa

  • Aline Silva Cardoso

    Aline Silva Cardoso

    R2Vagapuraja

  • Thiana

    Thiana

    De acordo com o relatório do TCE em 2017 haviam mais de 1500 contratados na educação, um número de vagas que não foi suprida com a convocação feita bem abaixo, mesmo com a suplência. Sobram vagas pra convocar o restante da lista e contratar prof pra substituir. Cumpra se a lei SEMED. #R2VAGAPURA. Principalmente em educação infantil.

  • Leila

    Leila

    R2 Vaga Pura

  • Luciana

    Luciana

    #R2 vaga pura na educação infantil já!

  • Natalia

    Natalia

    ??Que possam realmente chamar o concurso.. Parabéns a juíza pelo excelente trabalho..Nada mais que justo..??

  • Vania

    Vania

    Na maioria das outras cidades,r2 e vaga pur....aqui tambem tem que ser ....

  • Noêmia Ricarte

    Noêmia Ricarte

    Não era nem para ter lançado o processo seletivo. Pois tem professores aprovados em concurso. Esta mais do que na hora de R2 virar vaga pura, e assim efetivar todo esse pessoal, pois é direito nosso.

  • Suzi Rodrigues

    Suzi Rodrigues

    #Déliatiraopédaminhaposse#R2EducaçãoInfantilvagapurajá!!!

  • Angela

    Angela

    Ela deveria chamar as pessoas que estão na lista de espera do concurso. E também há muitas vagas, inclusive para as docentes que cobre hora atividade, as chamadas regente 2.

  • Paulo César Diniz Viana

    Paulo César Diniz Viana

    Depois de 8 anos sem concurso para professores da REME. São nomeados cerca de 300 professores em janeiro de 2017. Depois de muita luta e protesto a Prefeitura chama mais 165 apenas 6 meses depois (julho 2017). Onde estavam estas vagas em janeiro de 2017??? foram aposentadorias, óbitos ou falcatrua e desorganização! Passados mais 6 meses (dezembro de 2017) entre as festas do natal e ano novo (durante o recesso do judiciário) são chamados mais 53. Essas vagas surgiram de onde? Aposentadorias? Óbitos? Não! Sempre existiram, pelo menos desde janeiro de 2017. Vejam 300 vagas em OITO ANOS, e mais de 200 em apenas UM ANO, acreditar que essas vagas abriram em 2017 ofende a lógica, além de não existirem os papéis e publicações de aposentadorias ou óbitos dessa ordem! Estas vagas estavam ocultas uma vez, duas vezes e ainda continuam (menos é claro) mas ainda há VAGAS PURAS a serem preenchidas de acordo com os ORDENA o artigo 37 da Constituição Federal!

  • Cléia Souza Pereira

    Cléia Souza Pereira

    #R2vagapura

  • Thiana

    Thiana

    A administração insiste em negar e esconder as vagas puras. Havendo vagas em #R2(regente2) sendo estas reconhecidas como vagas puras e preenchidas por concursados em Campo Grande, e Dourados não admite. Sabe se que o processo seletivo seria para preencher tais vagas e não apenas substituir professores em licença ou atestado. #R2VAGAPURA.

  • Giovanna

    Giovanna

    #r2evagapura

  • Josi

    Josi

    Parabéns as autoridades competentes ???????cadê as vagas puras?

  • Elisangela

    Elisangela

    Eu até agora não entendo, pq a R2 não ainda não foi aceita pela Semed como vaga pura...