Prefeitura faz parceria com HU e abre leitos de UTI para socorrer Hospital da Vida

A medida foi anunciada durante reunião técnica entre autoridades municipais e representantes da universidade.

  • Com informações da Assecom
Marçal Filho, superintendente do HU-UFGD, Hermeto, e secretário de saúde Márcio Figueiredo na ala de UTI (A. Frota))
Marçal Filho, superintendente do HU-UFGD, Hermeto, e secretário de saúde Márcio Figueiredo na ala de UTI (A. Frota))

Em uma ação emergencial para aliviar a superlotação do sistema público de saúde em Dourados, o Hospital Universitário da Universidade Federal da Grande Dourados (HU-HFGD), vinculado à Rede Ebserh, disponibilizou cinco leitos de UTI adulto para dar suporte ao Hospital da Vida, que opera com todos os leitos de UTI ocupados. A medida foi anunciada durante reunião técnica entre autoridades municipais e representantes da universidade.

O encontro ocorreu no HU-HFGD e contou com a presença do Prefeito Marçal Filho, do Secretário Municipal de Saúde, Márcio Figueiredo, do Reitor da UFGD, Jones Dari Goettert, e do Superintendente do HU, Hermeto Paschoalick. Durante a visita, o Prefeito conheceu a ala da UTI que será utilizada emergencialmente para atender pacientes em estado grave, sobretudo com síndromes respiratórias agudas.

O Prefeito falou sobre o momento delicado da rede hospitalar municipal e disse que o município está enfrentando uma situação crítica, com pacientes aguardando vaga na UPA, na área vermelha do Hospital da Vida e em outras cidades da região.

Marçal também ressaltou que, embora a medida ajude a amenizar a crise, não resolve completamente o problema da superlotação, lembrando que dourados é referência para 34 municípios e uma população estimada em quase 1 milhão de pessoas, enfrentando escassez tanto na rede pública quanto no particular.


Comentários
Os comentários ofensivos, obscenos, que vão contra a lei ou que não contenha identificação não serão publicados.