Prefeitura pede impugnação de perícia judicial sobre vagas puras na educação

Laudo pericial feito ao custo de R$ 35 mil também não agradou Ministério Público Estadual e Sindicato Municipal dos Trabalhadores em Educação de Dourados

Ação que tenta descobrir vagas puras já teve até busca e apreensão na prefeitura (Foto: Eliel Oliveira)
Ação que tenta descobrir vagas puras já teve até busca e apreensão na prefeitura (Foto: Eliel Oliveira)

A perícia judicial feita para tentar descobrir o número de vagas puras – destinadas exclusivamente a concursados – na educação de Dourados não agradou ninguém. Depois que MPE-MS (Ministério Público Estadual) e Simted (Sindicato Municipal dos Trabalhadores em Educação) solicitaram novas respostas à perita, agora foi a vez da prefeitura pedir à Justiça a impugnação do laudo pericial. 

Leia mais:
-Perícia judicial aponta 182 vagas puras sem professores efetivos em Dourados
-Promotor critica perícia de vagas puras e sugere que Justiça reduza honorários 
-Operação Voltas às Aulas completa 1 ano sem descobrir vagas puras da educação

Na terça-feira (25), o procurador-geral adjunto do Município, Jonathan Alves Pagnoncelli, apresentou ao juiz José Domingues Filho, da 6ª Vara Cível da comarca, petição com informações da Secretaria de Educação para rebater os dados da perita Serrane Borges Alia e impugnar o laudo anexado à Ação Civil Pública número 0809414-80.2017.8.12.0002.

O pedido de impugnação completa ao laudo da perita nomeada pelo magistrado é justificado, “principalmente, em razão de haver inconsistência no cálculo das vagas puras, bem como em relação ao quantitativo de vagas”. “Demais disso, considerando a apresentação de novos documentos pela Municipalidade (parecer, com anexos, da assistente técnica e relatório do Secretário Municipal de Educação), pede-se a oitiva do Parquet [MPE] e do SIMTED para se manifestarem a respeito, pois, tais, eventualmente, podem concordar com os termos das conclusões da assistente técnica da Municipalidade”, requereu a prefeitura.

Conforme já revelado pela 94FM, no dia 5 de fevereiro o promotor Etéocles Brito Mendonça Dias Junior criticou o documento por não ter respondido todas as perguntas sugeridas, propôs novos questionamentos e sugeriu que o juiz responsável pelo caso reduza os honorários da perita, fixados originalmente em R$ 35 mil.

Responsável pela indicação da perita à Justiça no dia 9 de março de 2018, o membro do MPE afirmou após a apresentação da perícia que “a análise técnica não contemplou todos os pontos a que se comprometeu, estando eivada de contradições e inconsistências, pelo que deve ser complementada e esclarecida”.

De acordo com a manifestação a Promotoria de Justiça, o Simted já havia requerido ao juiz que o laudo pericial fosse impugnado. Contudo, a entidade sindical que motivou a abertura do processo após denunciar contratações irregulares de professores pela prefeitura alegou que apenas sugeriu complementação do documento, mediante novos questionamentos a serem respondidos.

Comentários
Os comentários ofensivos, obscenos, que vão contra a lei ou que não contenha identificação não serão publicados.
  • Cassia

    Cassia

    Incompetência não é a perita. Incompetência é do departamento de recursos humanos da educação que até agora não deu uma posição destas vagas. É dever deles. Agora pagar a perita com dinheiro público??? Fala para a tal da Josandra, diretora de RH, dar uma resposta para nós aprovados no concurso. É dever dela pois ela trabalha lá pra ist. Está bagunça é deste setor. Mostre as vagas dona Josandra. É seu dever

  • Ines

    Ines

    De que adiantou Gaeco ir na secretaria. Quer dizer que aquele barulho todo não resolveu nada? Só foi ibope? Acho que se esta Gaeco foi lá eles então tinham que apresenta as vagas pois foram levados muitos documentos da secretaria. Isto ai cheira briga política contra a atual administração. Na realidade se a perita não encontrou as vagas e olha que é perita, a dona Denize então estava certa desde o início. Cansei desta interferência da justiça na prefeitura e nada se resolve

  • Ana Clara

    Ana Clara

    Vergonhoso o que está perita fez demostra que não tem competência para fazer o trabalho que foi confiado nas mãos dela, sendo assim ficamos aguardando ser chamada no concurso, um ano já se passou e infelizmente nada resolvido.
    Que justiça seja feita o mais rápido possível para amparar aqueles que estão ansiosamente esperando ser chamado, muitas aposentadorias, contratos no diário oficial e nenhuma chamada para o concurso e ainda se você vai pegar aula no contrato e não assume no caso de 3 meses,6 meses não tem o direito de concorrer no próximo ano.
    Tudo errado mal elaborado ! Vergonhoso!

  • Cristina

    Cristina

    Nossa cadê a responsabilidade dessa perita? Estamos na lista decespera de um concurso e foi nos passado que seria em três meses a resposta dela, mas ate agora não tem nada concreto e isso vai fazer um ano...que enrolação e os alunos sem.professores!! Um.absurdo!!

  • Patricia

    Patricia

    Olá, estou na lista dos aprovados no concurso, estou esperando chamar para contrato, mas ta muito lento, vagas tem, o que estão esperando, que agonia, enquanto isso faltando professores.