Prefeitura quer exumar ossadas de covas sociais para sepultar vítimas da Covid-19

Enquanto porta-voz da prefeita diz que a pandemia está sob controle em Dourados, secretário de Serviços Urbanos busca espaço nos cemitérios municipais para sepultamentos

Secretário municipal de Serviços Urbanos notificou familiares de pessoas sepultadas em covas sociais (Foto: A. Frota/Arquivo)
Secretário municipal de Serviços Urbanos notificou familiares de pessoas sepultadas em covas sociais (Foto: A. Frota/Arquivo)

Enquanto nega ser o epicentro do novo coronavírus (Covid-19) em Mato Grosso do Sul mesmo na liderança de casos confirmados entre os municípios, à frente até mesmo da capital, a Prefeitura de Dourados busca espaço nos cemitérios públicos para sepultar vítimas fatais da doença. 

Leia também:
-‘Não tem previsão de lockdown em Dourados’, diz assessor especial da prefeitura
-Prefeitura nega ser epicentro, mas reserva novos leitos para pacientes com Covid-19
-Fundação que administra UPA e HV compra sacos para cadáver de Covid-19

Nesta quarta-feira (10), por meio do edital de notificação SEMSUR nº 0003/2020, o secretário municipal de Serviços Urbanos, Fabiano Costa, listou 107 sepulturas de covas sociais para desocupação. (clique aqui para conferir, na página 7)

Na publicação, afirmou serem necessárias as exumações pretendidas e notificou os familiares dos falecidos listados a apresentarem, no prazo de 30 dias, manifestação “quanto aos procedimentos necessários para adquirir a cova como perpétua, conforme disposto no Código de Posturas Municipal- Lei nº1067/1979 e na Lei nº 3932/2015”.

“Para tanto o familiar deverá procurar a administração do Cemitério correspondente no prazo estipulado”, indica o documento, segundo o qual “não há disponibilidade de novos sepultamentos nos cemitérios Santo Antônio de Pádua e Bom Jesus”.

O edital considera ainda “a necessidade iminente em exumar ossadas de corpos que foram sepultados há mais de cinco anos nas covas sociais dos cemitérios públicos municipais Santo Antônio de Pádua e Bom Jesus” com objetivo de “disponibilizar espaço para o sepultamento das vítimas do novo coronavírus (Covid-19)”.

Hoje, quando Dourados confirmou mais 82 casos de Covid-19 e chegou ao total 756 confirmações, com 231 pacientes recuperados, 502 em isolamento domiciliar, e 23 internados - 12 leitos clínicos e 11 em UTI (Unidade de Terapia Intensiva) -, além de dois óbitos, o advogado Alexandre Mantovani, assessor especial e porta-voz da prefeita Délia Razuk (PTB), voltou a dizer que a pandemia está sob controle no município.


Comentários
Os comentários ofensivos, obscenos, que vão contra a lei ou que não contenha identificação não serão publicados.
  • fantasminha

    fantasminha

    Mais de 700 casos, isso é pandemia controlada, onde todos os dias só cresce os números, na verdade para eles não importa ele não trabalha, não tem que sair de casa todos os dias, arriscando trazer o vírus para dentro de casa e contaminar nossa família, acho que a morte para eles é mais vantajoso do que alguém vivo, pois morto não reclama.....

  • Sandra

    Sandra

    Se Dourados não é o epicentro e tudo pode ficar aberto qual a necessidade de retirar as ossadas. Estão nos enganando? Pelo visto muitas mortes estão previstas. Mas o povão gosta mesmo de ser enganado. Ninguém quer ouvir a verdade até ela bater na sua porta, né?