Prefeitura restringe fabricação de hambúrguer caseiro e pode por fim em lanches tradicionais

Clientes de lanchonete pioneira discordam das exigências e questionam fiscalizações somente em alguns estabelecimentos da cidade

  • Estado Notícias

Determinação da Vigilância Sanitária de Dourados pode acabar com lanches tradicionais na cidade. Segundo proprietários de lanchonetes, entre as exigências, a principal delas é a restrição na fabricação de hambúrgueres e maionese caseira, principais ingredientes usados, principalmente no conhecido ‘X-Salada’.

Em uns dos estabelecimentos com mais de 30 anos em funcionamento na área central da cidade, o proprietário foi notificado recentemente. Desde então, ele trocou o hambúrguer caseiro pelo industrializado, porém, a substituição não agradou alguns clientes. “Não tenho como atender todas as normas da vigilância, caso contrário, é melhor eu abrir uma fábrica de hambúrguer e fechar a lanchonete, pois o custo para regularizar a situação é muito alto”, desabafou o empresário’, que preferiu não se identificar.

A reportagem conversou com clientes da lanchonete citada e a maioria dos entrevistados é contra a medida adotada pela Vigilância Sanitária. “Se for assim tem que banir salgados em estufa vendidos nas padarias e bares, pois são feitos com os mesmos ingredientes dos hambúrgueres. Por exemplo, pastel e coxinha tem carne moída do mesmo jeito e, tudo caseiro”, questionou o comerciante Sérgio Higor.

Segundo outros relatos, as fiscalizações estariam restritas somente em alguns estabelecimentos, sendo que parte das lanchonetes do centro da cidade ainda faz uso de hambúrguer manipulado. “Em minha opinião o diferencial em um lanche são o hambúrguer e a maionese caseira. Outro dia fui comer em uma lanchonete próxima da notificada e nada tinha alterado, ou seja, o sanduiche estava sendo feito com os mesmos ingredientes. No caso, a Lei deve ser para todos, sem exceção”, comentou o jornalista Cassius Morais.

Vigilância Sanitária

De acordo com o coordenador da Vigilância Sanitária, Villi Schulz, todas as lanchonetes estão sendo orientadas por escrito, visando às adequações necessárias para a comercialização de produtos manipulados. “Não estamos impedindo ninguém de vender hambúrguer caseiro, porém, é necessário que se atenda às normas da vigilância sanitária, como a implantação de uma sala de manipulação de alimentos e o número de registro”, afirmou.

O coordenador ressalta ainda que as notificações estão sendo realizadas em todas as lanchonetes e o estabelecimento que não atender o que determina a Lei poderá ter seus produtos apreendidos.