Prefeitura se contradiz, mas confirma atrasos e salários de enfermeiros só devem ser pagos dia 15

Secretaria de Saúde informou que repasses ao Hospital Evangélico ainda dependem de verba federal

A Prefeitura de Dourados reconheceu em nota encaminhada à imprensa nesta segunda-feira (13) que ainda não repassou os valores referentes aos salários dos enfermeiros do Hospital da Vida. Conforme a administração municipal, somente no próximo dia 15 devem ser quitados os débitos junto à ABD (Associação Beneficente Douradense), mantenedora do Hospital Evangélico, que administra o HV.

“Para realizar o pagamento ao Hospital Evangélico, a Secretaria de Saúde da Prefeitura de Dourados recebe recursos provenientes do Ministério da Saúde. O governo federal ainda não encaminhou o valor referente ao mês de dezembro, que deve estar nos cofres municipais em janeiro”, informa a prefeitura em nota assinada pela Secretaria Municipal de Saúde e encaminhada nesta segunda-feira, dia 13 de janeiro.

Ainda nesse documento a administração municipal diz que “o Fundo Nacional de Saúde informou à Prefeitura de Dourados que o recurso estará disponível no Fundo Municipal de Saúde até o dia 15. Assim que a verba estiver liberada, será realizado o repasse ao prestador hospitalar ABD”.

A prefeitura se contradiz ao informar que “assim que a verba estiver liberada, será realizado o repasse ao prestador hospitalar ABD”. Isso porque garante, no início dessa mesma nota, que “o pagamento ao prestador de serviço está em dia”. “É de responsabilidade do Hospital Evangélico efetuar o pagamento de seus trabalhadores”. “O compromisso financeiro da prefeitura é fazer o repasse de recursos estabelecido em contrato para o Hospital Evangélico administrar o Hospital da Vida, responsabilidade que está sendo cumprida já que o pagamento ao prestador de serviço está em dia”.

Na manhã desta segunda os enfermeiros ligados ao Siems (Sindicato dos Trabalhadores na Área de Enfermagem de Mato Grosso do Sul) fizeram uma paralisação de protesto nos hospitais da Vida e Evangélico. Segundo o presidente da entidade, Lázaro Santana, ao menos 450 profissionais são penalizados com atrasos salariais. Ele informou ainda que uma reunião agendada para as 13h de hoje vai definir se a categoria deflagra uma greve até que os salários sejam pagos.

 

Confira a nota da prefeitura na íntegra:

“Nota da Secretaria de Saúde sobre paralisação de enfermeiros do HV

 

O vínculo empregatício dos funcionários do Hospital da Vida é com a ABD (Associação Beneficente Douradense) mantenedora do Hospital Evangélico, instituição contratada pela Prefeitura de Dourados para administrar a unidade. Sendo assim, é de responsabilidade do Hospital Evangélico efetuar o pagamento de seus trabalhadores.

O compromisso financeiro da prefeitura é fazer o repasse de recursos estabelecido em contrato para o Hospital Evangélico administrar o Hospital da Vida, responsabilidade que está sendo cumprida já que o pagamento ao prestador de serviço está em dia.

Para realizar o pagamento ao Hospital Evangélico, a Secretaria de Saúde da Prefeitura de Dourados recebe recursos provenientes do Ministério da Saúde. O governo federal ainda não encaminhou o valor referente ao mês de dezembro, que deve estar nos cofres municipais em janeiro.

O Fundo Nacional de Saúde informou à Prefeitura de Dourados que o recurso estará disponível no Fundo Municipal de Saúde até o dia 15. Assim que a verba estiver liberada, será realizado o repasse ao prestador hospitalar ABD.

 

SECRETARIA DE SAÚDE

Prefeitura de Dourados”