Presídio masculino semi-aberto será reinaugurado em Dourados

Reforma e adequação física estrutural do presídio custaram R$ 214.012,45

O Governo do Estado de Mato Grosso do Sul, por meio da Secretaria de Justiça e Segurança Pública (Sejusp) e da Agência Estadual de Administração do Sistema Penitenciário (Agepen), reativa oficialmente nesta terça-feira (30) o Estabelecimento Penal Masculino de Regimes Semiaberto e Aberto de Dourados, após obras de reforma no prédio.

A solenidade de reinauguração da unidade penal acontecerá às 10 horas com a presença do titular da Sejusp, Wantuir Francisco Brasil Jacini; do diretor-presidente da Agepen, Deusdete Souza de Oliveira Filho; do juiz de Direito da 3ª Vara Criminal de Dourados, Francisco Vieira de Andrade Neto; do promotor de Justiça da 8ª Promotoria de Justiça, Juliano Albuquerque; e do presidente do Conselho da Comunidade local, Rui Barbosa, entre outras autoridades.

A reforma e adequação física estrutural do presídio foram realizadas por meio de um trabalho conjunto entre a Agepen, Poder Judiciário, Conselho da Comunidade e Ministério Público Estadual, com investimento de R$ 214.012,45. Para a obra, foi utilizada mão de obra de reeducandos da Penitenciária Harry Amorim Costa (Phac).

De acordo com o diretor-presidente da Agepen, Deusdete Oliveira, foram feitas mudanças significativas, que incluíram: a construção de leitos de alvenaria (em substituição às beliches de madeira); revestimentos e novos vasos sanitários nos banheiros; adequação do sistema de esgoto; instalação de lavanderia nos alojamentos; readequação do galpão de trabalho para oferecer melhor qualidade ao ambiente, pintura geral do prédio e elevação de todo o muro, reforçando a segurança do local.

“O presídio agora conta com uma estrutura física possível de proporcionar uma melhor habitabilidade para os internos, e mais condições de trabalho aos servidores”, destaca Oliveira. “E a alimentação será fornecida por empresa terceirizada, contratada pelo governo, a exemplo de outras unidades penais, o que garantirá maior controle e qualidade às refeições servidas”, completa.

Uma das principais novidades, conforme o diretor-presidente, é o reforço na segurança com a implantação do sistema de biometria para controle de entrada e saída dos reeducandos. “O novo sistema faz a leitura da impressão digital, possuindo alta confiabilidade na identificação. Isso permitirá o melhor controle dos horários de movimentação dos detentos, sendo emitidos também de relatórios, de forma rápida e precisa”, informa.

O Estabelecimento Penal Masculino de Regimes Semiaberto e Aberto de Dourados existe há 17 anos, e estava desativado desde abril do ano passado, com o controle sendo feito nesse período apenas por meio de coleta da assinatura diária dos detentos. Com a reinauguração, os internos passam a cumprir sua pena na unidade prisional, com saídas permitidas apenas para trabalho e demais autorizações judiciais, conforme o que é estabelecido pela Lei de Execução Penal para esses regimes.

O presídio está localizado na Rua Hayel Bon Faker, nº 3.855, Vila Tonani.