Primeira vítima fatal do Covid-19 no Estado tinha pneumopatia crônica

Secretaria de Estado de Saúde avalia que essa condição pode ter contribuído com a grave evolução do quadro

Secretaria de Estado de Saúde apontou que a paciente contraiu o coronavírus através do contato com duas irmãs que chegaram da Bélgica (Foto: Divulgação/GovernoMS)
Secretaria de Estado de Saúde apontou que a paciente contraiu o coronavírus através do contato com duas irmãs que chegaram da Bélgica (Foto: Divulgação/GovernoMS)

A primeira vítima do novo coronavírus (Covid-19) em Mato Grosso do Sul, uma mulher de 64 anos, moradora em Batayporã que estava internada em hospital particular de Dourados, tinha pneumopatia crônica, condição que pode ter contribuído com a grave evolução do quadro, segundo investigação da Secretaria de Estado de Saúde. 

Ela estava internada desde quinta-feira (26) em um hospital particular de Dourados, onde o óbito foi registrado no início da tarde desta terça-feira (31).  Anteriormente, em 16 de março, ela deu entrada em hospital particular de Nova Andradina, antes da transferência para a unidade douradense. 

“A investigação da Secretaria de Estado de Saúde apontou que a paciente contraiu o coronavírus através do contato com duas irmãs que chegaram da Bélgica, dias antes do início de sintomas da paciente. Apesar das duas serem assintomáticas, uma delas testou positivo para Covid-19”, detalhou o Governo de Mato Grosso do Sul nesta tarde.

A Secretaria de Estado de Saúde informa que Mato Grosso do Sul tem 44 casos confirmados do novo coronavírus e monitora outros 51 suspeitos da doença. Das 524 notificações registradas desde o dia 25 de janeiro, 429 foram descartadas após os exames darem negativo para Covid-19 e onze foram excluídas por não se encaixarem na definição de caso suspeito do Ministério da Saúde.

Ao lamentar a morte confirmada hoje, o secretário de Estado de Saúde, Geraldo Resende Pereira, assegurou que no Estado não há transmissão comunitária, mas alertou a população para necessidade de isolamento social. “Fiquem casa. Este é o melhor caminho”, disse.

Comentários
Os comentários ofensivos, obscenos, que vão contra a lei ou que não contenha identificação não serão publicados.