Problemas na iluminação pública continuam gerando reclamações em Dourados
A prefeitura chegou a dizer, no mês passado, que são poucas as reclamações sobre iluminação na cidade.

Mesmo com quase R$ 6 milhões arrecadados com taxa de iluminação só em 2018 em Dourados, as reclamações da população continuam diariamente. Em algumas regiões da cidade não têm iluminação à noite, enquanto em outros pontos, os postes ficam com a luz ligada durante todo o dia, gerando gastos aos moradores. Por causa da escuridão, os douradenses dizem que as ruas se tornam perigosas, sendo alvo fácil para os bandidos.
Os dados disponíveis no portal de transparência do município informam que a prefeitura arrecadou, desde o início do ano até hoje (4), R$ 5,915 milhões com a Contribuição para o Custeio da Iluminação Pública (Cosip).
A prefeitura chegou a dizer, no mês passado, que são poucas as reclamações sobre iluminação na cidade, comentando que não é justo pegar dois ou três exemplos de falhas neste setor para fazer críticas. Mas não é isso que os moradores acham, já que todo dia tem diversas reclamação sobre esse assunto. Essa resposta da prefeitura foi divulgada um dia depois que o vereador Marçal Filho (PSDB) usou a tribuna da Câmara Municipal para lançar a campanha “Ilumina Dourados”, já que o número de reclamações sobre a escuridão no município é grande.
Na mesma nota, a prefeitura citou um relatório do departamento de iluminação pública da Secretaria Municipal de Serviços Urbanos (Semsur) para justificar que em quatro meses foram trocadas 1.930 lâmpadas na cidade, porém com o valor arrecadado, daria para trocar 23 mil lâmpadas por mês, conforme informação divulgada pelo vereador Marçal que fez uma pesquisa em uma empresa de autoelétrica o preço de uma lâmpada comum, de poste, aquelas utilizadas nos bairros. “Custa R$ 29,90, cada. Com R$ 1,3 milhão por mês é possível comprar 23 mil lâmpadas”, disse Marçal.
Outro problema é a dificuldade em falar com o setor responsável pelo "Disk lâmpada", já que esse processo não tem sido eficiente, devido à demora da realização do serviço ou até mesmo, a lentidão no atendimento por telefone.