Programa estabelece quantidade de enfermeiros nos postos e hospitais

Palestrante Cleide Canavezi, Sebastião, presidente do Coren, e Wilson Brum, colaborador do Coren - Foto: divulgação
Palestrante Cleide Canavezi, Sebastião, presidente do Coren, e Wilson Brum, colaborador do Coren - Foto: divulgação

Profissionais responsáveis técnicos pela enfermagem em postos de saúde e hospitais em Dourados receberam ontem (25) treinamento sobre o programa e-dimencionamento, ferramenta que tem por finalidade calcular a quantidade necessária de profissionais da enfermagem para atender a demanda de pacientes em unidades de saúde.

O programa vai auxiliar os responsáveis técnicos a chegar num critério mais real sobre a quantidade de profissionais. "O enfermeiro responsável, com o e-dimensionamento, vai poder apontar melhor o número de profissionais em sua unidade", afirmou a doutora Cleide Mazuela Canavezi, coordenadora da CTLN (Câmara Técnica de Legislação e Normas) do Cofen (Conselho Federal de Enfermagem). Ela foi a palestrante do evento.

O treinamento foi uma realização do Conselho Regional de Enfermagem (Coren/MS) a pedido da Secretaria Municipal de Saúde de Dourados. O município é o segundo do Estado a receber o treinamento, após Campo Grande.

O presidente do Coren/MS, Sebastião Duarte, explicou que a ferramenta vai possibilitar apontar a quantidade de enfermeiros e técnicos que faltam no Hospital da Vida, UPA e postos de Dourados.

Em agosto, na companhia de promotores do Ministério Público Estadual, Sebastião esteve no Hospital da Vida e constatou que além da ausência de profissionais para atender a demanda de pacientes, a unidade carecia de materiais básicos como medicamentos indispensáveis, tinha pacientes nos corredores e outros locais insalubres e a sala de Raio-X não tinha isolamento adequado para conter a radiação.

Após acompanhar o treinamento do e-dimencionamento, o presidente do Coren esteve com o vereador Marçal Filho e explicou sobre a importância da ferramenta que vai ajudar profissionais de instituições públicas e particulares. Cerca de 100 responsáveis técnicos pela enfermagem de Dourados e região participaram do treinamento.

Para Marçal, a iniciativa do Coren em trazer o curso a Dourados irá ajudar a identificar de forma mais precisa a quantidade de profissionais da enfermagem que faltam nos postos, Hospital da Vida e UPA, para que se possa cobrar da prefeitura mais investimentos na saúde, seja na contratação de mais profissionais como em melhorias de condições de trabalho.




Comentários
Os comentários ofensivos, obscenos, que vão contra a lei ou que não contenha identificação não serão publicados.