Projetos da UEMS contribuem para melhoria da saúde em MS

Dos quatro projetos aprovados, três estão vinculados ao Curso de Enfermagem

Dos 23 projetos selecionados pela Fundect em edital que promove Formação e Melhoria da Qualidade de Atenção à Saúde no Estado de Mato Grosso do Sul, quatro projetos são de professores da Universidade Estadual de MS (UEMS).

Um dos projetos, coordenado por Ailton de Souza, trata da Avaliação e monitoramento da incidência de Dengue em Paranaíba, apresentando os contextos e os cenários no âmbito de ações estratégicas. Outro projeto, coordenado por Marcia Maria Ribera Lopes Spessoto, trabalha os laços que unem a saúde da mulher a partir do modelo adotado por um município.

Um terceiro trabalho, sob a coordenação de Márcia Regina Martins Alvarenga, é desenvolvido sobre Sistema de Informação para Monitoramento da Saúde do Idoso para a Rede de Atenção Básica e, por fim, o projeto coordenado por Rogério Dias Renovato estuda a educação permanente em assistência farmacêutica na perspectiva das redes de atenção à saúde.

Dos quatro projetos aprovados, três estão vinculados ao Curso de Enfermagem, da Unidade Universitária de Dourados, e inseridos nos Grupos de Pesquisas Gepes e GPENSI. Os projetos envolvem parcerias com outras IES, como a USP, UFSCar, UEM e Unigran.

Como resultado, espera-se fortalecer o Sistema de Saúde do Estado de Mato Grosso do Sul, buscando atender as necessidades de aperfeiçoamento da gestão do SUS, e também fortalecer os grupos de pesquisa em saúde existentes no Estado.