Promotor recomenda à prefeita plano de trabalho para acabar com a buraqueira

MPE diz ser “fato notório que a pavimentação asfáltica de Dourados encontra-se severamente danificada" e “que diversas são as reclamações de insatisfação da sociedade douradense"

Buraqueira das ruas de Dourados motiva investigação do MPE (Foto: Reprodução/Facebook)
Buraqueira das ruas de Dourados motiva investigação do MPE (Foto: Reprodução/Facebook)

O promotor de Justiça Amílcar Araújo Carneiro Júnior encaminhou ofício à prefeita Délia Razuk (PR) com recomendação para que seja elaborado um plano de trabalho voltado a acabar com buraqueira que toma conta das ruas de Dourados. Recebido em mãos no dia 15 de janeiro pela gestora, o documento dá prazo de 15 dias úteis para execução, “por meio do corpo técnico de servidores municipais capacitados, um plano específico de gestão de manutenção e conservação das vias públicas”. 

Leia também:
-Com ruas esburacadas, gestão Délia deu quase um mês de folga ao tapa-buracos

Essa foi uma das mais recentes movimentações do Inquérito Civil número 06.2017.00001095-3, que apura “a ocorrência de irregularidade urbanística consistente na falta de manutenção da pavimentação asfáltica das vias públicas da cidade de Dourados/MS, que estão sendo tomadas de buracos e deformidades tornando as ruas intransitáveis e obstaculizando o tráfego de veículos no município, bem como atentando contra a própria dignidade física dos munícipes, bem como colher informações, depoimentos, documentos e outras provas para elucidação da verdade, adequação dos fatos à legislação em vigor e eventual imposição das penalidades legais”.

Instaurado originalmente no dia 22 de junho de 2017 pelo MPE-MS (Ministério Público Estadual), esse procedimento investigatório tem sido prorrogado desde então. No dia 10 passado, ao prorrogá-lo por mais um ano, o promotor determinou que a prefeita recebesse novo ofício com recomendação para formular m plano específico de gestão de manutenção e conservação das vias públicas.

A 94FM apurou que o titular da 11ª Promotoria de Justiça da comarca orientou Délia a apresentar, nesse plano, os métodos e meios para identificação dos problemas; os recursos financeiros (equacionamento dos recursos), materiais e humanos a serem utilizados; os procedimentos técnicos a serem adotados no processo executivo; a qualidade dos materiais; a metodologia de avaliação, controle e fiscalização; o cronograma de atuação; a capacitação dos agentes envolvidos; e o esquema de controle e planejamento de tráfego durante as atividades.  

O promotor de Justiça menciona ser “fato notório que a pavimentação asfáltica de Dourados/MS encontra-se severamente danificada conforme as diversas notícias publicadas na mídia local” e “que diversas são as reclamações dirigidas ao Parquet [MPE], revelando a insatisfação da sociedade douradense diante dos fatos”.


Comentários
Os comentários ofensivos, obscenos, que vão contra a lei ou que não contenha identificação não serão publicados.
  • Lua

    Lua

    Os funcionários da empreiteira que trabalha na cidade de Dourados, responsável pelo tapa buracos e manutenção de estradas vicinais, estão sem salário e sem décimo terceiro.
    HL construtora é a empresa.

  • Antonia

    Antonia

    Está muito difícil andar pelas ruas de Dourados, aqui no meu bairro, jardim Sta Brigida, ano passado fizeram alguns trechinhos, umas duas a três quadras em algumas ruas. Mas agora os buracos se ampliaram e aumentaram e para completar o matagal nos terrenos baldios e calçadas tomaram conta, isso sem falar das sujeiras nas bocas de lobo, em resumo está abandonada... a cidade está feia e suja.

  • amarildo

    amarildo

    isso e uma vergonha prefeita kd o dinheiro dos impostos que nos pagamos a cidade ta uma vergonha esses buracos ai e na minha rua tenho ate vergonha de dizer que sou douradense deus me perdoe.

  • ROSEMEIRE

    ROSEMEIRE

    Que vergonha andar pela cidade esquecida pela atual prefeita. Só queria entender uma coisa, se um funcionário deixa de cumprir com seu trabalho o padrão pode demiti-ló em qualquer lugar do mundo isso acontece, porque não demitir os funcionários políticos como, prefeitos, vereadores, senadores, deputados estadual e federal e presidentes da republica. Porque quem não realiza suas funções seus trabalhos que é para ser feito tem que dar lugar para aqueles que querem trabalhar e pior recebem e não trabalhar. Fora prefeita tenha a dignidade de sair desta função!!!

  • Joacir

    Joacir

    Sinceramente dê a Cesar oque é de Cesar,mas desde a saída de Joaquim Soares não se vê mais nenhum tipo de tapa buracos.As coisas estavam ruim, agora está pior

  • anna

    anna

    Nossa esta geral essa buraqueira!! E onde eles tamparam os buracos ficou uns moro que dá medo!!