Rede municipal informa seguir calendário do Estado com aulas suspensas até dia 3
Prefeitura de Dourados diz que busca meios de minimizar efeitos da suspensão do ensino presencial

Suspensas desde 18 de março, as aulas na rede municipal de ensino de Dourados poderão ser retomadas no próximo mês. Isso porque, sem condições de ofertar conteúdo didático à distância, a Secretaria de Educação deliberou por acompanhar o calendário definido pelo Governo de Mato Grosso do Sul, que definiu a suspensão das atividades escolares presenciais até o dia 3 de maio.
Essas informações foram repassadas nesta terça-feira (7) pelo advogado Alexandre Mantovani, assessor especial da prefeita Délia Razuk (PTB), após contato direto com o secretário municipal de Educação, Upiran Jorge Gonçalves da Silva.
“O núcleo pedagógico está estudando mecanismos através do envio de tarefas para minimizar os reflexos dessa falta de aulas, especialmente na educação infantil. Por ora o município não tem meios para fazer aulas telepresenciais, como algumas escolas privadas. O município vai seguir o calendário do Estado”, revelou.
Na rede estadual de ensino, desde o dia 23 de março as escolas públicas passaram a adotar as aulas remotas vinculantes, alternativa que não paralisa o calendário escolar e mantém os estudantes com aulas virtuais, conforme divulgação feita pelo Governo do Estado.
“A principal ferramenta utilizada neste período é a Plataforma Protagonismo Digital, lançada pela SED em 2017, e que possibilita a professores e estudantes a criação das atividades virtuais, simulando salas de aula on-line, permitindo aos professores receber feedback dos estudantes e monitorar as ações”, detalhou.
Definida com o objetivo de reduzir a aglomeração nas escolas e controlar o avanço do novo coronavírus (Covid-19), a suspensão das aulas presenciais foi determinada até 3 de maio.
No decreto nº 2.511 de 06 de abril de 2020, publicado na edição de segunda-feira (6) do Diário Oficial do Município com flexibilização das restrições para o funcionamento do comércio em Dourados, foi estabelecido que as aulas da rede municipal de ensino seguem suspensas, bem como os “passes livres” dos estudantes no transporte público. Além disso, as empresas concessionárias que prestam serviços de transporte coletivo público só poderão funcionar com 70% de sua capacidade de passageiros sentados, e ainda intensificar as medidas preventivas de higienização.