Secretaria de Saúde não atende pedido de promotor e motiva abertura de inquérito

Promotoria de Justiça afirma que ausência do Plano Municipal de Saúde 2018 viola princípios constitucionais da eficiência, proporcionalidade e moralidade

Investigação aberta pelo MPE foi motivada por falta de esclarecimentos da Secretaria Municipal de Saúde (Foto: Divulgação/Prefeitura de Dourados)
Investigação aberta pelo MPE foi motivada por falta de esclarecimentos da Secretaria Municipal de Saúde (Foto: Divulgação/Prefeitura de Dourados)

O MPE-MS (Ministério Público Estadual) abriu investigação para apurar a ausência de Plano Municipal de Saúde 2018, perante a Secretaria Municipal de Saúde de Dourados, em violação aos princípios constitucionais da eficiência, proporcionalidade e moralidade. Conforme o promotor Etéocles Brito Mendonça Dias Júnior, o objetivo é “colher informações, depoimentos, documentos e outras provas para esclarecimento da verdade, adequação dos fatos à legislação em vigor e eventual imposição das penalidades legais”.

Comunicado na edição desta sexta-feira (23) do Diário Oficial do órgão, o Inquérito Civil n° 06.2018.00000841-8 foi motivado pela falta de esclarecimentos por parte da Secretaria Municipal de Saúde, comandada pelo médico Renato Oliveira Garcez Vidigal. A 10ª Promotoria de Justiça de Dourados informa que notificou o gestor no dia 9 de fevereiro “solicitando o encaminhamento do Plano Municipal de Saúde de 2018, sem resposta até a data de 15/03/2018”.

Além disso, o MPE menciona ter recebido da Secretaria Municipal de Saúde um ofício informando a existência do plano, contudo, os gestores municipais não encaminharam “o referido documento em anexo, conforme inicialmente solicitado”.

Com base em informações prestadas pelo Conselho Municipal de Saúde, o promotor explica que “o Plano   apresentado previamente, no mês de dezembro de 2017, contém 34 (trinta e quatro) páginas, em face de 141 (cento e quarenta e uma) páginas do Plano anterior, ou seja, houve reduções drásticas que precisariam de avaliações”.

O membro do MPE afirma que “desde o início do ano até março de 2018, as ações e serviços de saúde vêm sendo realizadas à míngua da prévia existência de um plano municipal de saúde, em violação aos princípios constitucionais da eficiência, proporcionalidade e moralidade”. Além disso, cita que a apresentação desse documento é imprescindível “para efetiva fiscalização dos recursos disponíveis para área da saúde”.

Ainda de acordo com o promotor, “é mediante encaminhamento do Plano Municipal de Saúde que se conhece do diagnóstico atual e completo da situação epidemiológica enfrentado por este Município”, e sem a elaboração dele “fica inviável o desenvolvimento e aplicação do direito sanitário”, “ou seja, prejudica a compreensão e o estudo de um conjunto de soluções para o enfrentamento dos problemas pertinentes à área da saúde”.


Comentários
Os comentários ofensivos, obscenos, que vão contra a lei ou que não contenha identificação não serão publicados.
  • Sandra

    Sandra

    Me assusta pensar que teremos que suportar esse desgoverno até 2020.Essa gente não será tirada do poder? Penso que o douradense está muito pacífico. Devemos nos unir ao SIMTED e começar a protestar na câmara.Que tal nos organizarmos pra isso? Vamos pra rua! O desgoverno é para todos!

  • Rodrigo

    Rodrigo

    Esse secretario tem muito a temer, se esconde das responsabilidades e age como criança, disistituição já!

  • Ryane

    Ryane

    Meu pai... Que administração mais perdida. Dois anos de governo e ainda não se acharam.