Secretaria de Segurança Pública acessará câmeras de Dourados e dados do IPTU

O sistema de videomonitoramento da Guarda Municipal de Dourados foi implantado no final de 2014, na Praça Antônio João

Sistema de videomonitoramento na área central de Dourados foi implantado em 2014 (Foto: A. Frota)
Sistema de videomonitoramento na área central de Dourados foi implantado em 2014 (Foto: A. Frota)

Uma parceria firmada entre o Governo de Mato Grosso do Sul e a Prefeitura de Dourados garante à Sejusp (Secretaria de Estado de Justiça e Segurança Pública) acesso ao sistema de câmeras que monitoram a área central da cidade e aos dados do IPTU (Imposto Predial e Territorial Urbano). Em contrapartida, haverá reciprocidades para Guarda Municipal nas informações do Sigo (Sistema Integrado de Gestão Operacional). 

Assinado no dia 20 de novembro pelo secretário de Estado de Justiça e Segurança Pública, Antonio Carlos Videira, e por Silvio Reginaldo Peres Costa, então comandante da Guarda Municipal do Município de Dourados, Termo de Cooperação teve seu extrato publicado no Diário Oficial do Estado do dia 11 de dezembro.

Conforme a publicação, a parceria “tem por objeto regular a execução de ações conjuntas entre celebrantes, sem qualquer repasse de recursos financeiros, visando estabelecer a reciprocidade de informações existentes no Sistema Integrado de Gestão Operacional – SIGO e como contrapartida do Município, o acesso ao banco de dados do Centro Integrado de Controle Operacional – CCO (videomonitoramento) e acesso à base de dados do IPTU (Imposto Predial e Territorial Urbano) no Município de Dourados/MS, que poderão ser compartilhados entre ambos, permitindo o aperfeiçoamento dos respectivos bancos de dados e questões de interesse público”.

A vigência é de 24 meses, contados a partir da data da assinatura, podendo ser prorrogada por igual período, mediante termo aditivo, nos termos do artigo 57, II, da Lei nº 8.666/93.

VIDEOMONITORAMENTO

O sistema de videomonitoramento da Guarda Municipal de Dourados foi implantado no final de 2014, na Praça Antônio João. À época, cabos de fibra ótica foram instalados na área central da cidade para a implantação de câmeras para auxiliar a Guarda Municipal nos trabalhos de vigilância.

À época, o então comandante da Guarda, João Vicente Chencarek, explicou que “todas as imagens caem diretamente numa central que fica na Guarda” e “são acompanhadas a todo o momento e qualquer movimentação suspeita é relatada à equipe que está nas ruas”.

“Além do interior da praça, os arredores também são flagrados pelas câmeras, além da área que abrange os bancos. Os equipamentos ficam 24h ligados vigiando trechos da avenida Presidente Vargas, Marcelino Pires e Joaquim Teixeira Alves”, detalhou a prefeitura na ocasião.


Comentários
Os comentários ofensivos, obscenos, que vão contra a lei ou que não contenha identificação não serão publicados.