Secretária diz que fechamento de postos de Saúde vai melhorar atendimento

Unidades do Jardim Piratininga e da Chácaras Caiuás vão para a Vila índio, e a da Vila Matos será transferida para Seleta

Alegação da secretária de Saúde foi divulgada pela Prefeitura de Dourados (Foto: Reprodução)
Alegação da secretária de Saúde foi divulgada pela Prefeitura de Dourados (Foto: Reprodução)

A secretária municipal de Saúde, Berenice de Oliveira Machado Souza, afirmou que o fechamento de postos de saúde em Dourados possibilitará “melhor atendimento à população”. Segundo ela, além da economia com aluguel, as unidades que receberem essas equipes desalojadas terão horário de expediente ampliado, sem intervalo para almoço.

Essas mudanças estão previstas para adequação à portaria n° 930, de 15 de maio de 2019, do Ministério da Saúde, que institui o programa “Saúde na Hora”. Lançado em maio deste ano pelo ministro Luiz Henrique Mandetta, prevê repasses federais para unidades básicas de saúde que ampliarem o horário de atendimento entre 60 horas e 75 horas semanais.

A gestora confirmou que as equipes do ESF 24, atualmente localizado na Rua João Paulo Garcete, número 4810, Jardim Piratininga, e do ESF 42, Chácara dos Caiuás, atualmente localizado em uma casa adaptada na Rua Trinta e Um de Março, número 1945, no Jardim dos Estados, devem ser realocadas no ESF 43, na Vila Índio, esquina entre as ruas Ponta Porã e Alberto Maxwel.

Além disso, que a Estratégia Saúde da Família 41, na Rua João Vicente Ferreira, número 160, na Vila Matos, deve ter toda sua equipe, com ao menos 13 profissionais, enviada ao posto da Seleta, na Rua José Roberto Teixeira, número 691, no Jardim Flórida.

No caso da ESF da Vila Índio, o horário de atendimento será das 07h às 19h, e na Seleta, das 07h às 22h. Nas duas, não haverá interrupção para o almoço e o quadro de profissionais será ampliado.

“Com a integração das unidades, será possível diminuir custos com aluguel e outros agregar aos serviços. A população contará com melhor e ampliado atendimento e as mudanças devem estar estabelecidas nos próximos dias”, afirmou Berenice.

Outras unidades inclusas no “Saúde na Hora” são a da Vila Industrial (ESF 35, na Dom João VI, número 775), Jóquei Clube (ESF 17 e 27, na Rua Alegrete, sem número), Parque do Lago II (ESF 34, na Rua Projetada L), e Izidro Pedroso (ESF 30, 31 e 32, na Rua Travessa S), com atendimento das 7h às 19h, também sem interrupção para o almoço e contando com três equipes de profissionais.

Além disso, Berenice pontua que na Unidade de Saúde da Vila Cachoeirinha (ESF 12 e 13, na Rua Ernesto Matos de Carvalho, sem número), que já conta com atendimento até às 22h, a equipe de profissionais de saúde será ampliada.

Comentários
Os comentários ofensivos, obscenos, que vão contra a lei ou que não contenha identificação não serão publicados.
  • DIEGO DE MORAIS SANTOS

    DIEGO DE MORAIS SANTOS

    Administração horrível,Nunca que essa Délia volta a exercer um cargo na administração de dourados....
    Essa mulher nao comsegui cuidar nem da casa dela imagina uma cidade como Dourados..

  • Josilene

    Josilene

    Ridículo ...
    Essa senhora "Berenice" nunca frequentou o posto da chácara dos caiuás, agora ao invés da prefeita que está com a pior imagem diante da população Douradense colocar profissionais que luram pelo povo, coloca pessoas desqualificadas que desmoraliza nosgo povo, nossa comunidAde....
    Parabéns pelo péssimo mandato, aliás, mandatos ruins geram administração ruins e quem sofre é a população.... muito MIMIMI, essa reforma na saúde, sem comentários, vai estar outra mer$#@*&^ igual os que já aderiram

  • Jurandir

    Jurandir

    Será que o secretario da saúde de Itaporã consegue resolver esse problema também?

  • noeli

    noeli

    """será possível diminuir custos com aluguel¨""!Resumindo a preocupação são os gastos com aluguel,e não o melhor atendimento.

  • Sandra

    Sandra

    Tomara que melhore mesmo! Mas não acredito não. A meu ver a adesão ao programa só tem um interesse: receber a verba destinada. Não consigo acreditar nesse desgoverno de Dourados. Quem depende do SUS tá ferrado! Tem procedimento simples que estão mandando o paciente para Campo Grande. Uma cidade do porte de Dourados submeter idosos a um sofrimento desse é inaceitável. Mas 2020 já tá aí pros trouxas daqui elegerem mais incompetentes. Fazer o quê? O povo é masoquista,gosta de sofrer!

  • Gustavo Franco

    Gustavo Franco

    A Seleta já "absorveu" o Posto de Saúde do Tipo A que ficava no centro no passado, agora vai também absorver o da Vila Matos sem ampliar uma sala sequer, pois nem espaço físico possui....só se fizer por andares agora........